Editorial | Da redação | 10/12/2006 19h34

Dezembro: Planejando o esporte de 2007

Compartilhe:

O fim de ano é uma época propícia para analisarmos todos os acontecimentos e concluirmos quais foram os pontos positivos e negativos do esporte em Mato Grosso do Sul, permitindo que novas metas sejam traçadas, visando o futuro próximo.

Com o calendário de eventos esportivos sul-mato-grossenses de 2006 praticamente encerrado, teremos um bom tempo de reflexão sobre o que foi feito neste ano e o que pode ser feito no próximo, para uma melhoria na organização do segmento esportivo do Estado, que possui grande potencial para crescer e se destacar ainda mais no cenário nacional. São diversos os fatores que influenciam diretamente neste processo. Entre eles estão os investimentos públicos e privados, a própria estrutura e competência das federações e clubes, além do empenho do esportista, que deveria ser o foco de qualquer modalidade.

Neste ano, a verba destinada ao esporte pelo Governo Estadual foi retida, mesmo estando previamente empenhada às federações, através do Fundo de Investimento Esportivo (FIE). Este Fundo foi criado por este mesmo Governo que o abandonou. Quando foi criado, fomentou a prática esportiva, a realização de eventos e o auxílio às federações que tinham mais dificuldades na obtenção de patrocínios, fazendo com que, por algum tempo, o desporto sul-mato-grossense crescesse como nunca. Porém, neste ano de 2006, o FIE, como uma criança, foi abandonado pelos próprios pais, pois na mesma administração em que a Lei foi criada, ela deixou de ser cumprida.

Em 2007, após dois mandatos, o Governo de Mato Grosso do Sul troca de mãos, com André Puccinelli assumindo o cargo maior do Executivo Estadual. Ele já demonstrou a intenção de fazer uma reforma na máquina administrativa, reduzindo o número de secretarias de 14 para 11. Para atingir esse objetivo, várias hipóteses foram cogitadas, entre elas a extinção da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer, que ficaria restrita às Fundações de Cultura e de Esporte. Resta saber se, com essa possível mudança de status, o esporte seria tratado com a relevância que merece, pois exerce papel importante na socialização, inclusão social e educação. Certamente, um Estado com investimento público, estrutura para a prática esportiva, com um calendário diverso com eventos em todas as modalidades possíveis, federações organizadas e crescimento no número de atletas, poderá construir uma sociedade mais consciente, diminuindo os índices de delinqüência juvenil e evasão escolar, além de formar o caráter de cidadãos conscientes de seu papel e sua importância na comunidade em que vivem.

Outro aspecto a ser observado é a organização das federações e clubes em torno do Estado. Nos últimos anos, temos visto a criação de Ligas alternativas às Federações, para a realização de eventos e agrupamento de clubes e atletas. Vários são os casos em Mato Grosso do Sul e no país, e cada um deles só pode ser analisado por si só, para não cairmos no erro da generalização. Diferenças de pensamento e na forma de gerenciamento de uma Federação sempre irão existir, afinal, os dirigentes e atletas são todos humanos e cometem erros. É necessário que se façam esforços para que todos os desportistas de cada modalidade estejam unidos em torno de um mesmo ideal, da divulgação e crescimento de suas áreas específicas. Existem também casos de pessoas inescrupulosas, que usam o esporte para interesses próprios. Exemplos, para o bem ou para o mal, são muitos, mas não julgamos este ou aquele. Diz uma passagem bíblica, que "uma boa árvore se conhece pelos frutos"; assim, o tempo e os respectivos frutos, sadios ou não, tratarão de mostrar aqueles que estão realmente empenhados e compromissados com o desporto sul-mato-grossense.

Para concluir, o último aspecto a ser analisado é a dedicação de nossos atletas, mas isto não é preciso, sendo que basta observar os resultados, nas mais diversas modalidades, que têm obtido destaque nacional nas competições que disputam. No mês de dezembro, destaque para modalidades que estão apresentando resultados expressivos, como natação, judô, futsal, basquete, ciclismo, vôlei, handebol, tiro adaptado, atletismo e também da delegação sul-mato-grossense nas Olimpíadas Escolares, realizadas em Poços de Caldas-MG, para atletas de 12 a 14 anos, de onde nossos pequenos atletas-estudantes conseguiram trazer nove medalhas em suas bagagens. Nossos parabéns a todos aqueles que, em novembro, elevaram o nome do Estado de Mato Grosso do Sul e do nosso esporte em nível nacional.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS