Diversos | Máquina do Esporte | 17/07/2020 10h09

World Surf League cancela temporada 2020 do circuito mundial

Compartilhe:

A World Surf League (WSL) anunciou o cancelamento da temporada 2020 do circuito mundial de surfe. Por meio de um vídeo, o CEO da entidade, Erik Logan, disse que o Championship Tour (CT) foi cancelado por conta da pandemia do Covid-19. Da mesma forma, os torneios do Qualifying Series (QS) não vão mais acontecer.

"Acreditamos que o surfe é um dos esportes que precisa de muita segurança para ser realizado nesta época do Covid-19. Temos um enorme respeito pelas preocupações contínuas de muitas pessoas na nossa comunidade, enquanto o mundo trabalha para solucionar tudo isso", afirmou Logan, no vídeo.

A solução encontrada pela WSL para compensar o encerramento da temporada foi antecipar o início das competições de 2021 para novembro de 2020. Isso, no entanto, se a pandemia estiver melhor controlada. Além disso, haverá a realização de competições de exibição em alguns países nos próximos meses.

Austrália, Estados Unidos, Portugal e França abrigarão esses eventos regionais de exibição, denominados de WSL Countdown. Os torneios amistosos começarão em agosto, nos EUA, com o Rumble at the Ranch, no Surf Ranch, reunindo equipes mistas. Em setembro e outubro, o Australian Grand Slam terá eventos no formato "strike mission" na Gold Coast e em Margaret River. Já na França e em Portugal, serão disputadas as etapas da Euro Surf Cup, com estrelas regionais do CT, todos sem presença de público e transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

A WSL quer que a temporada de 2021 comece na Ilha de Maui, no Havaí, com uma competição para as mulheres. Em dezembro, a Ilha de Oahu, também no Havaí, abrigará a primeira etapa do circuito masculino. Os planos, porém, dependem da aprovação do estado do Havaí e das entidades governamentais locais, bem como da situação relativa às restrições das viagens internacionais.

Além das definições protocolares, a WSL anunciou a criação do "The WSL Finals", um torneio especial que decidirá o campeão da temporada, seguindo o modelo adotado pelo tênis. A diferença é que a competição acontecerá durante um único dia no mês de setembro, quando o campeão do ano será definido.

O torneio reunirá as cinco mulheres e os cinco homens mais bem ranqueados que disputarão um mata-mata para definir o grande campeão da temporada. Em 2021, o circuito do surfe terá, tanto no feminino quanto no masculino, dez etapas, com a inclusão da etapa no Taiti para as mulheres.

"A nova temporada do CT, as mulheres indo competir no Taiti novamente e o compromisso da WSL em criar mais oportunidades para os novos talentos nas regiões são mudanças que, sem dúvida, irão ajudar a criar os futuros campeões mundiais do surfe", afirmou Filipe Toledo, vencedor do Oi Rio Pro em Saquarema em 2018 e 2019.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS