Diversos | Com Prefeitura de Sidrolândia | 13/05/2019 15h17

“Sidrolândia mais Saudável” chega ao fim com resultados satisfatórios

Compartilhe:

Realizada no final da tarde de sexta-feira (10/05), pela Prefeitura de Sidrolândia sob a organização da Secretaria e Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social, o encerramento da 2ª edição do projeto “Sidrolândia mais Saudável”. A ação aconteceu no ginásio Brizolão e contou com as presenças do prefeito Dr. Marcelo Ascoli, primeira-dama Ana Lídia, secretário Sandro Gonzales e participantes do projeto.

De acordo com o prefeito, Dr. Marcelo Ascoli, “Sidrolândia mais Saudável” é um projeto importante para a saúde pública, um investimento pequeno para muito resultado. O prefeito parabenizou a boa iniciativa do secretário Sandro Gonzales e toda a equipe da Sejel, os envolvidos, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Assistência Social

“Muitas pessoas emagrecem, deixam de usar remédio para pressão alta, para diabete, para depressão, se sentem mais felizes, então é bacana, mudar o hábito de vida não é fácil, atividade física, mudança alimentar, psicológico, mas eu acredito muito nisso, pouco investimento com muito resultado, então tenho certeza que ainda Sidrolândia vai ser uma referência estadual nesse projeto de emagrecimento”.

A participante do programa, Ana Paula Cristaldo, 29 anos, moradora na Vila Carinhosa, ficou em 3º lugar, entre as que mais eliminaram peso durante o projeto, somando os três meses, ela teve 9 quilos a menos. Para ela o programa foi demais! “O professor incentiva bastante a gente, não deixa perder o foco, você está desanimada ele começa a falar que você tem que ir, eu gostei muito, fora que desestressa bastante, todos que puderem tem que participar também”.

Conforme a professora Elizandra Daiani, 36 anos, também participante do projeto, a iniciativa da Prefeitura é muito bacana, porque as vezes muitas pessoas não tem dinheiro sobrando para ir na academia e fazendo gratuitamente, as pessoas tem esse acesso. Elizandra aconselha quem tiver um “tempinho” sobrando participar do projeto. “as dores no corpo elas desaparecem, você cria mais resistência, você pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, e a cabeça, a mente da gente fica muito leve, você sorri mais, então quem puder, quem está se sentindo incomodado com o seu peso, com o seu corpo, faça, se inscreva no próximo e pratique, crie uma obrigação de vir, não falte, porque se faltar um ou dois dias desanima de novo, frequenta o projeto que vale a pena”.

Professora Elizandra perdeu quase 5 quilos durante o projeto e pretende continuar praticando em uma turma particular na academia.

“Mudei totalmente o sedentarismo, criei um hábito muito bom de fazer esporte todos os dias, quando era feriado eu vinha caminhar igual, claro que vou te que ter uma evolução daqui para frente, mas assim o projeto foi muito bom pra mim porque eu estava me sentindo muito desanimada, eu estava no meu ápice de gordura, as roupas não estavam mais entrando, eu me olhava no espelho estava me sentindo desanimada, tinha fechado a boca, mas só com a dieta sem exercício físico a gente fica um mês no máximo e desanima, então o projeto fez com que eu continuasse”.

Segundo a primeira-dama, Ana Lídia, com essa iniciativa da Gestão 2017/2020 da Administração Municipal em estar trabalhando o esporte e saúde, é mais qualidade de vida para a população de Sidrolândia, e acreditando muito nessa prática, ela ficou feliz com a ideia do secretário Sandro, com a somatória das outras secretarias, colaborando no projeto.

“Nós temos um desafio como eu acabei de lançar para o Sandro agora, de até o final deste ano se Deus quiser nós conseguirmos eliminar uma tonelada em peso da nossa população aqui do município de Sidrolândia, e principalmente cultivar os hábitos de vida saudável, seja através do esporte, da prática de atividades físicas, seja através da alimentação saudável e também da boa prática mental porque isso é fundamental para a saúde do nosso povo”.

Para a participante Eliane Rodrigues, 42 anos, do bairro Jandaia, o projeto foi mais do que ela esperava, porque incentivou as pessoas. Já Helga Rosane, 55 anos, participante com maior idade entre a turma que permaneceu até o fim, mesmo com as limitações conseguiu ‘mandar embora’ 4 quilos e 600 gramas e alcançou o seu objetivo, pois quando começou a participar do programa ela não fazia nenhum exercício, mesmo com as dores ela não desistiu. “É muito bom, a gente faz amizade, a gente se diverte, não é só uma forma de emagrecimento para uma pessoa que nem eu, que tem depressão, pra mim foi ótimo”.

De acordo com o secretário, Sandro Gonzales, o programa chega ao final com resultados satisfatórios, não só em relação ao peso, mas também na mudança de comportamento dos participantes, entre todos eles eliminaram 139 quilos.

“Podemos perceber nas pessoas a mudança comportamental, a autoestima, a felicidade, e isso são fatores que muitas vezes a gente não observa, só pensa no resultado final que é a eliminação de peso, mas tem outros benefícios que vem com novos hábitos, então no que diz respeito a prestação de serviço de políticas públicas, relacionada a saúde, eu tenho certeza que a essa junção entre as secretarias o resultado não poderia ser outro, como um bom atendimento, com a integração das pessoas, e sobretudo a felicidade, o que a gente quer que as pessoas estejam felizes, adotar hábitos saudáveis enfim estou muito satisfeito”.

O Projeto objetiva a promoção da saúde com o emagrecimento das pessoas, melhorando a autoestima, fomentando o comércio e promovendo a qualidade de vida, através das atividades físicas com orientações nutricionais e acompanhamento psicológico, com atendimento gratuito à população com obesidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS