Diversos | Com Gabrielle Tavares, Da Assessoria da UFMS | 27/09/2019 10h48

Projeto avalia rendimento de atletas da UFMS do campus da capital

Compartilhe:

O Projeto Medalha realizou avaliações em atletas do estado no último sábado (21), nas quadras da Cidade Universitária. Foram avaliados 37 atletas da UFMS e participantes do Bolsa Atleta. Compareceram representantes das modalidades de voleibol, handball, basquete, judô, natação, atletismo e ciclismo.

A avaliação foi feita em duas etapas. Na primeira, foram aplicados questionários sobre perfil sociodemográfico e psicológico, para detectar alterações que atrapalhariam os rendimentos. Em seguida, os atletas foram encaminhados para realizar testes antropométricos, como dobra cutânea, circunferência, peso, altura, cálculo de percentual de gordura e massa muscular; e físicos, como resistência, velocidade, potência, força, flexibilidade e agilidade.

Por fim, foram liberados para consultas com nutricionistas para prescrição de dietas, atendimento fisioterapêutico caso houvesse necessidade, consulta odontológica para triagem bucal e encaminhamento de tratamento, e testes cardiopulmonares.

O Projeto Medalha teve início na UFMS em 2017. Coordenado pela professora Cristiane Coelho em parceria com o IFMS e apoio da Fundesporte, o projeto de pesquisa e extensão é voltado para alunos da UFMS e atletas de alto rendimento de Mato Grosso do Sul, a partir dos 12 anos. O objetivo é prestar assistência multiprofissional aos atletas, para que eles consigam melhorar o potencial físico e emocional.

Participam do projeto professores, alunos de ensino médio, graduação e pós-graduação, nas áreas de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Psicologia. Os alunos do IFMS, sob coordenação de professores, desenvolvem tecnologias para serem aplicadas no esporte. Eles já produziram um sistema eletrônico onde os atletas fazem avaliações e recebem laudos, um sistema para calcular a altura do salto de um atleta e o site do projeto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS