Diversos | Da Redação | 05/08/2019 11h50

Paranaíba sedia primeiro Enduro a Pé; conheça o esporte

Compartilhe:

Setembro comecará agitado no município de Paranaíba. No primeiro dia do mês, a cidade receberá pela primeira vez o Enduro a pé, esporte de aventura aliado a prática de atividade física que proporciona benefícios relacionados à saúde, qualidade de vida, melhoria da auto-estima, redução do estresse, entre outros.

O enduro é um esporte de regularidade onde a equipe vencedora não é, necessariamente, a mais veloz, e, sim, a mais próxima do tempo ideal, nos postos de controle. A competição Trekking pode ser praticada por pessoas de diferentes faixas etárias e competência motora.

Os interessados em participar da prova, ou conhecer mais sobre o esporte, podem procurar a Secretaria de Saúde.

Enduro a pé

O Trekking ou Enduro a pé de regularidade é um esporte constituído de provas onde se devem percorrer trilhas preestabelecidas em planilhas que fornecem informações como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Esses desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, mata-burros, porteiras, construções, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto e o comprimento de cada trecho em metros.

As equipes comumente utilizam equipamentos como bússola, calculadora, Palm top, equipamentos digitais ou analógicos para contabilizar passos durante a prova e também notebooks. Geralmente, proíbe-se o uso de equipamentos capazes de medir distâncias: canetas laser, ultra-som, trenas, réguas, Global Positioning System (GPS), entre outros. Também se proíbe o uso de aparelhos ou recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, internet, dentre outros.

Para a verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle - também conhecidos como PCs - posicionados aleatoriamente ao longo do percurso. Os postos de controle podem operar de uma das seguintes formas:

Equipamentos eletrônicos de registo os quais se conecta um pequeno dispositivo que identifica a equipe (também conhecido como chip) e que permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova. Geralmente o chip é um Pendrive, isto é, uma Memória_Flash que se pode conectar a uma interface USB.
receptores de GPS capazes de registar o horário de passagem de cada equipe em determinados pontos do percurso.
organizadores da prova que registam o horário de passagem da equipe. Atualmente em desuso devido ao fato de os recursos eletrônicos permitirem maior imparcialidade no registo e apuração das provas.

Os PCs podem ser dos seguintes tipos:

Tempo: registam o horário de passagem da equipe.
Virtual: a equipe deve informar a distância entre uma determinada referência do percurso e o ponto onde se encontra este PC.
Roteiro: verifica se a equipe cumpriu precisamente o trajeto especificado na planilha.
Erro: penaliza a equipe que descumprir o percurso informado na planilha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS