Diversos | Gabriel Sato | 29/08/2020 07h57

Federação Sul-matogrossense de Futmesa prepara curso de árbitros

Compartilhe:

A Federação Sul-Matogrossense de Futmesa organiza pela primeira vez o curso de Formação e Capacitação de Arbitragem da modalidade. A entidade de Mato Grosso do Sul segue o exemplo do estado de Roraima e formará sua primeira turma de árbitros oficiais do quadro estadual. O curso acontece no dia 29 de agosto.

Fundada no dia 27 de julho deste ano, a Federação de MS possui Centro de Treinamento (CT) e escritório provisório no Complexo Esportivo Santo Gol. O curso será a primeira ação da Federação de MS após sua fundação e filiação na Confederação de Futmesa do Brasil (CFMB). Em parceira com a confederação, as aulas serão ministradas por instrutores da entidade nacional, que capacitarão árbitros para as competições da federação, e nos torneios por ela chancelada.

De acordo com o presidente da Federação Sul-Matogrossense de Futmesa, Marcelo da Silva, o futmesa ganhou notoriedade no Brasil no ano de 2017, através do atleta Neymar Júnior, e atualmente, o país soma 16 federações. "O futmesa é uma mistura de futebol, futevôlei e tênis de mesa praticado por atletas amadores e profissionais de grandes clubes do futebol. Aqui no Brasil, foi a partir de uma brincadeira do atacante Neymar Jr, em 2017, que o esporte atraiu olhares de diversas pessoas".

Modalidade tem aumentado seu número de praticantes (Foto: Reprodução) 

Mato Grosso do Sul ainda não teve nenhuma competição oficial e segundo o presidente, o esporte ainda é pouco praticado e conhecido no Estado com apenas alguns clubes sociais oferecendo a oportunidade das pessoas praticarem como lazer e entretenimento. "Após análise da situação do futmesa em MS, tivemos a iniciativa de criar a nossa federação com todos direitos oficiais e chancelada pela Confederação de Futmesa do Brasil." Conta da Silva.

Para mais informações sobre o curso, os interessados podem entrar em contato com o presidente da federação sul-matogrossense, Marcelo da Silva, pelo número (67) 9924-2182.

Futmesa
A modalidade nasceu inspirado no teqball, que foi inventado em 2014 na Hungria por dois amantes do futebol, Gábor Borsányl, ex-jogador profissional, e Viktor Huszár, cientista da computação.

O futmesa utiliza uma bola e uma mesa com uma rede para a sua prática, sendo possível jogar em modo um contra um ou em duplas. No jogo, não é permitido tocar a bola com as mãos, e após no máximo três toques na bola, é necessário colocá-la na metade oposta da mesa.

A modalidade e equipamento ocupam um espaço pequeno para ser jogado, e o esporte é de fácil aprendizado, atraente, empolgante e competitivo, podendo ser praticado por crianças, jovens e adultos, sendo um dos esportes preferidos dos jogadores de futebol, ajudando no desenvolvimento da coordenação motora, melhora nos reflexo, pontaria e controle de bola.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS