Diversos | Fundesporte | 02/09/2020 13h07

Educação Física leva qualidade de vida ao cotidiano de idosos

Compartilhe:

No dia 1º de setembro dedicado à Educação Física, o destaque foi para sua importância no cotidiano da população de Mato Grosso do Sul durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em especial para os idosos. A gerente-geral de desenvolvimento de atividades desportivas da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Karina Luiz Pereira Quaini, conta que, além das propostas de ação para desenvolver atividades esportivas, o desafio diante deste período é como levar as práticas adiante.

Qual criança ou adolescente não sente saudade daquela aula de Educação Física com os colegas na escola? Ou qual é o idoso que não sente a falta de praticar exercícios corporais com os demais nas praças da cidade? Enfim, estas rotinas sofreram alterações por causa do risco de infecção pelo novo vírus, mas alguns servidores têm demonstrado que dá para continuar a se exercitar de um jeito diferente.

Profissional há 19 anos, Karina sempre buscou que seus alunos tivessem qualidade de vida. Atualmente, como servidora da Fundesporte e parte de toda uma massa que luta contra a Covid-19, a tarefa não poderia ser diferente. Ela viu nas transmissões ao vivo (lives) um método de continuar proporcionando saúde a todos.

“O planejamento foi feito bem no início da pandemia para atingir toda a população idosa sul-mato-grossense, a fim de melhorar a qualidade de vida da mesma. Além dessa, têm duas outras lives, realizadas no decorrer da semana pelos professores Marcelo Simões, Heber Vilela e Fernando Quadros, destinadas às crianças, com atividades lúdicas e recreativas”, aborda.

A prática leva em consideração a condição dos idosos de enfrentar as consequências do envelhecimento e o isolamento domiciliar. Segundo a servidora, o organismo sente a passagem do tempo e apresenta dificuldades como o descontrole dos movimentos, perda da locomoção, entre outros. Por isso, as atividades deste cunho são necessárias, sendo aplicadas após análise.

Com longa carreira dentro da área, ela já desempenhou cargo de professora de escola pública e personal trainer de academia. Nos dias de hoje, também é uma das responsáveis em planejar e ajudar na execução de eventos esportivos por todo o Estado, fomentando o esporte sul-mato-grossense. “As atividades físicas proporcionam ao ser humano uma vida mais saudável, um corpo mais forte e uma melhor convivência”, aponta.

Karina sente emoção de tudo que proporciona na vida de crianças, adolescentes e idosos pois a relação não é somente profissional. Essa trajetória proporciona um leque grande de amizades para o resto da vida. “O sonho deles é o meu sonho”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS