Diversos | Gabriel Sato | 05/01/2020 09h41

Confira a retrospectiva esportiva de Mato Grosso do Sul em 2019

Compartilhe:

Na última terça-feira (31), mais um ano chegou ao fim. É comum nesta época as pessoas fazerem retrospectivas de momentos marcantes em sua vida que aconteceram no ano em que se passou. Pensando nisso, o Esporte Ágil resolveu fazer uma retrospectiva do esporte de Mato Grosso do Sul, em 2019.

Mato Grosso do Sul foi o estado campeão geral por equipes de Luta olímpica/Wrestling, no estilo livre, da Seletiva Nacional de Combat Games 2019. A competição, que aconteceu no mês de abril, em Brasília-DF, foi organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Atleta sul-mato-grossense no pódio (Foto: Reprodução)

Campo Grande recebeu em maio, a Wings for Life World Run, corrida mundial pela cura da lesão da medula espinhal. Esta foi a primeira vez que a prova aconteceu na capital sul-mato-grossense. A corrida que, tradicionalmente no Brasil, ocorre no Rio de Janeiro, desta vez também mirou Campo Grande como sede. A Wings for Life World Run é uma corrida que objetiva reunir corredores de todos os cantos do planeta para, juntos, ajudarem a buscar a cura das lesões na medula espinhal.

A delegação de Mato Grosso do Sul encerrou o Campeonato Brasileiro Sub-15 de Judô 2019 com 11 medalhas na bagagem. A competição foi sediada na Arena da Juventude, em Deodoro, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro-RJ. O número de condecorações obtido pelos atletas sul-mato-grossenses foi 120% maior do que em 2018, quando obtiveram cinco medalhas, sendo 2 de prata e 3 de bronze. Neste ano, das 11 conquistadas, 4 foram prateadas e 7 bronzeadas.

Falando sobre o principal esporte nacional, o futebol, o Águia Negra de Rio Brilhante conquistou o tricampeonato do Estadual Sul-Mato-Grossense de Futebol. Mesmo perdendo por 1 a 0 para o Aquidauanense, ficou com o título pois tinha uma condição confortável na final, entrando em campo com a vantagem na primeira partida, onde poderia perder por até um gol de diferença e mesmo assim, seria o campeão.

Águia Negra comemora título do Estadual (Foto: Franz Mendes)

O asfalto do Autódromo Internacional de Campo Grande ficou quente em agosto. A Stock Car chegou à metade da temporada 2019 com a etapa disputada na capital sul-mato-grossense. Foi a sexta parada, dupla, do atual campeonato. A Cidade Morena recebeu pela 15ª e 16ª vezes uma corrida da Stock Car. Com 30 carros em Campo Grande, evento movimentou mais de 10 mil pessoas no Autódromo.

Com uma megaestrutura, montada ao lado da Praça do Papa, a paisagem da Vila Sobrinho mudou para receber o segundo maior rally do mundo e o maior das Américas, o Rally dos Sertões. Pela primeira vez em 27 anos, Campo Grande recebeu a largada deste evento com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Rally dos Sertões movimentou o automobilismo em Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução)

A equipe de voleibol sub-18 de Mato Grosso do Sul entrou em quadra pelo Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), e em confronto diante do estado de Tocantins pela disputa do terceiro lugar, bateu o time tocantinense por 3 sets a 1. Além da medalha de bronze, a equipe sul-mato-grossense conquistou a vaga para a elite do voleibol da categoria.

A cidade de Bonito sediou a etapa inaugural do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida Sprint e Kayak Extremo 2019, com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O evento contou com a presença de 70 atletas, considerados os principais da modalidade no país. Além de canoístas sul-mato-grossenses, a competição teve representantes de Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

As disputas ocorreram nas águas do Rio Formoso, que, segundo o presidente da Federação de Canoagem de Mato Grosso do Sul (FCaMS), Rafael Girotto, desde 1993 não recebia uma etapa nacional da modalidade. O dia 26 de outubro foi dedicado às provas individuais e por equipe na modalidade descida e das eliminatórias do kayak extremo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS