Diversos | Da redação | 30/11/2018 15h23

Com manifesto e abaixo-assinado, acadêmicos tentam manter esportes na UCDB

Compartilhe:

Com um abaixo-assinado, um manifesto público assinado praticantes das modalidades e uma manifestação que deve ocorrer esta noite, durante a inauguração do ‘Shopping’ da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), acadêmicos tentam manter o apoio ao esporte na instituição, que está com os dias contados por conta de uma ‘reestruturação’.

No abaixo-assinado online SOMOS TODOS UCDB, os atletas pedem que a instituição “repense suas decisões”, já que o incentivo às modalidades esportivas “é de extrema importância para o desenvolvimento esportivo do Estado”. “Também fazemos um pedido para que autoridades, fundações públicas, federações e confederações apoiem esse manifesto, pois é sintomático esse acontecimento, que muito diz sobre o futuro do esportivo do MS, tanto no âmbito universitário como no geral”, diz trecho do documento.

A história do incentivo do esporte na Universidade começou há duas décadas, com o futsal masculino. Desde então, modalidades como handebol, voleibol, basquete, futsal, além das individuais, protagonizaram uma rivalidade história com outras instituições de ensino de Campo Grande, como Mace e ABC, além de empilharem troféus nas galerias da instituição -somente nos Jogos Abertos de Campo Grande, são 14 conquistas-.

Com isso, a UCDB não só ganhou projeção nacional com o esporte e tornou-se referência em Mato Grosso do Sul, mas, também, ajudou a formar centenas de profissionais com as bolsas de estudos concedidas aos atletas.

Após uma reestruturação em 2017, o voleibol masculino deixou de existir na Católica. Conforme apurado pela reportagem, basquete feminino e o masculino, que foi vice-campeão dos Jogos Universitários Brasileiros deste ano, handebol masculino, campeão da Liga Universitária em 2017, e o futsal masculino, campeão da Taça Brasil 2018, também estão com os dias contados.

O outro lado - A UCDB garantiu que o investimento nas modalidades esportivas “não vai acabar”. A instituição fala em avaliações “que resultam determinadas readequações”, mas nega que as equipes estão com os dias contados.

Por meio de uma nota de quatro parágrafos, também lida pelo reitor Pe. Ricardo Carlos em áudios que circulam em grupos de WhatsApp, a Católica fala que “vem investimento quase que solitariamente no esporte universitário”. “São cerca de R$ 3 milhões por ano, que garantem a participação em campeonatos locais, estaduais e nacionais, bolsas para os atletas em diversas modalidades e pagamento do corpo técnico e infraestrutura. Esse tipo de investimento não vai acabar”, garantiu.

Segundo os atletas, a instituição propôs apenas mais um semestre das bolsas esportivas. A nota garante que 130 seguem beneficiados com o investimento, mas não esclarece por quanto tempo.

Além disso, a UCDB garantiu a continuação das equipes de futsal masculino e feminino, vôlei feminino e esportes individuais, como atletismo, judô e natação. Handebol, basquete e voleibol masculino não foram lembrados no texto e devem ser encerrado.

Procurada, a assessoria de imprensa da UCDB informou que “o que a Universidade tem a dizer sobre o caso é o que está na nota”.

Manifestação - Atletas das equipes e outros acadêmicos convocaram uma manifestação para esta sexta-feira (30), às 18h30, durante a inauguração do ‘Shopping’ da UCDB, na Avenida Tamandaré. Todos irão de preto ou com materiais das atléticas para demonstrar apoio ao movimento.

Whats-App-Image-2018-11-30-at-14-24-39

Acadêmicos convocaram manifestação para esta sexta-feira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS