Diversos | Da redação | 30/11/2018 15h49

Atletas acusam padres da UCDB de ‘não contarem a verdade’ sobre reestruturação

Compartilhe:

A polêmica envolvendo os bolsistas de esportes da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) tem ganhado novos contornos. Agora, por meio de nota, um colegiado de acadêmicos, representando as modalidades que correm risco de extinção, acusou os padres da instituição de ‘não contarem a verdade’ sobre a dita ‘reestruturação’ feita na Católica.

Eles contam que, na última quarta-feira (28), um representante de cada modalidade se reuniu com o pró-reitor de Pastoral, João Marcos Araújo, “responsável pelos esportes que ‘sobrarão’ na Instituição”, segundo a nota, e o pró-reitor de Desenvolvimento, Giuliano Mazzetto. Além da notícia sobre o fim das modalidades, foram informados sobre o corte nas bolsas.

Ainda conforme os acadêmicos, os padres ‘fizeram questão de não contar a verdade’. “Na reunião, os padres, fugindo de seus princípios, fizeram questão de não nos contar a verdade, dizendo que as modalidades e os técnicos que haviam sido demitidos, tinham sido por base em uma avaliação que o ex-coordenador de esportes havia feito juntamente com os técnicos. Então, entramos em contato com todos os ex-funcionários e eles deixaram muito claro que a avaliação mencionada pelo padre sequer foi requisitada à eles”, afirmam.

“Hoje, a real intenção deles é impedir que nossa manifestação seja feita e eles estão fazendo de tudo para isso”, continuou a nota. O manifesto acontece hoje às 18h30, durante a inauguração do “Shopping da UCDB”.

Ontem, os estudantes entregaram uma proposta aos dirigentes da Universidade, solicitando, pelo menos, o prolongamento da bolsa até o fim da graduação. A resposta deve sair na próxima terça-feira (04).

A nota é assinada por Letícia Stefania Diniz Pinto (futsal feminino), Lucas de Paula Camargo (basquete masculino), Karen Renate Pinheiro Muller (basquete feminino), Camille Cunha Correa (vôlei feminino), Gean Alves Araújo (handebol masculino), Roger Bessa (atletismo), Lucca Villas Boas de Paula (natação) e Yuri Lourenço (judô).

O outro lado - A UCDB garantiu que o investimento nas modalidades esportivas “não vai acabar”. A instituição fala em avaliações “que resultam determinadas readequações”, mas nega que as equipes estão com os dias contados.

Por meio de uma nota de quatro parágrafos, também lida pelo reitor Pe. Ricardo Carlos em áudios que circulam em grupos de WhatsApp, a Católica fala que “vem investimento quase que solitariamente no esporte universitário”. “São cerca de R$ 3 milhões por ano, que garantem a participação em campeonatos locais, estaduais e nacionais, bolsas para os atletas em diversas modalidades e pagamento do corpo técnico e infraestrutura. Esse tipo de investimento não vai acabar”, garantiu.

Segundo os atletas, a instituição propôs apenas mais um semestre das bolsas esportivas. A nota garante que 130 seguem beneficiados com o investimento, mas não esclarece por quanto tempo.

Além disso, a UCDB garantiu a continuação das equipes de futsal masculino e feminino, vôlei feminino e esportes individuais, como atletismo, judô e natação. Handebol, basquete e voleibol masculino não foram lembrados no texto e devem ser encerrado.

Procurada, a assessoria de imprensa da UCDB informou que “o que a Universidade tem a dizer sobre o caso é o que está na nota”.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DOS ATLETAS

NOTA DE ESCLARECIMENTO DOS ATLETAS

Boa noite, nós representantes dos atletas da UCDB, da mesma forma que foi feita pela instituição, gostaríamos de esclarecer pontos importantíssimos que não foram mencionados.

Nesta última quarta-feira (28), nós representantes de cada modalidade da UCDB nos reunimos com o Padre João da Pastoral (novo responsável pelos esportes que “sobrarão” na Instituição) e com o Pro Reitor de Desenvolvimento Mestre Giuliano e o que nos foi passado é que as modalidades que estavam com seus técnicos demitidos (Basquete, Futsal MASC e Handbol) não fariam mais parte do orçamento da instituição daqui para frente e que as bolsas dos atletas que representam cada uma destas modalidades continuariam por apenas mais 6 meses.

Estamos aqui para dizer que todos nós, absolutamente TODOS dos esportes estamos juntos nesta, independentemente da modalidade estar sendo cortada ou não.

Gostaríamos de ressaltar que esse processo vem acontecendo desde o ano passado e por infelicidade do esporte, no final de 2017, retiraram o vôlei masculino da UCDB, mas mantiveram as bolsas dos atletas por apenas 6 meses, (igual falado nesta última reunião) e após esse período (julho 2018) cortaram de vez as bolsas dos atletas.

Por hora, sobraram na instituição apenas 2 modalidades coletivas (futsal feminino e vôlei feminino) e 3 individuais (natação, atletismo e judô), mas como dito anteriormente, TODAS as modalidades estão juntas nesta manifestação, pois sabemos que é só uma questão de tempo até estas modalidades serem cortadas também.

Na reunião, os Padres fugindo de seus princípios, fizeram questão de não nos contar a verdade, dizendo que as modalidades e os técnicos que haviam sido demitidos, tinham sido por base de uma avaliação que o ex-coordenador de esportes havia feito juntamente com os técnicos, então entramos em contato com todos os ex-funcionários e eles deixaram muito claro que a avaliação mencionada pelo Padre nem se quer foi requisitada à eles.

Hoje, a real intenção deles é impedir que nossa manifestação seja feita e eles estão fazendo de tudo para isso.

Para as pessoas que estão independente de seus motivos do “lado” da instituição, pedimos à vocês que não espalhem noticias falsas, visto que as bolsas uma hora ou outra acabarão sim. A UCDB está nos garantindo apenas mais 6 meses de bolsa, mas após isso não garantem mais nada.

Hoje (29), entregamos à eles uma proposta onde pedimos que as modalidades não acabem, mas caso realmente acabe, que nossas bolsas se prolongassem até o fim de nossa graduação, sendo renovada todos os semestre observando todos os requisitos passados pela faculdade (Ex: não pegar X dependências por semestre). O que eles responderam? Que só poderiam dar a resposta pra gente na terça-feira. MAS PRA FAZER NOTA DE ESCLARECIMENTO LENDO UM TEXTO É FACIL NÉ, PADRE? RAPIDINHO VOCES CONSEGUEM FAZER. INCLUSIVE FIZERAM O VÍDEO DE ESCLARECIMENTO NA UCDB, ONDE OS MESMOS ALEGARAM QUE O REITOR NÃO ESTAVA EM CAMPO GRANDE PARA PODER PARTICIPAR DE UMA REUNIÃO COM NÓS.

Como já mencionado, eles estão fazendo de tudo para acabarmos com nossa manifestação pois sabem que esta é a nossa oportunidade de expor a público o que vem ocorrendo neste último ano dentro da faculdade, isto sem mencionar outros projetos existentes na instituição que estão tendo suas atividades extintas como: a academia escola, projetos de engenharia, fisioterapia e psicologia, este que atingia centenas de família de baixa renda. Queremos dizer que os projetos de extensão estão conosco, as atléticas também.

NÃO IREMOS NOS CALAR, A MANIFESTAÇÃO CONTINUA,

ELES FIZERAM UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO DEIXANDO CLARO QUE PELO MENOS 3 MODALIDADES IRÃO ACABAR, ESTA CLARO QUE TUDO IRÁ ACABAR, É UMA QUESTÃO DE TEMPO PARA ISSO.

NÓS NÃO ESTAMOS MENTINDO, ISSO NÃO É FAKE NEWS, ISSO É UMA REALIDADE E É COM MUITO PESAR QUE ESTAMOS AQUI DIZENDO A VOCÊS QUE O ESPORTE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO ESTÁ CHEGANDO AO FIM, QUERÍAMOS LEMBRAR QUE FIZERAM ISSO NO COLEGIO DOM BOSCO HÁ ALGUNS ANOS E ESTÃO FAZENDO AGORA NA UNIVERSIDADE!

NÓS SABEMOS O QUE ESTAMOS FALANDO!

A MANIFESTAÇÃO CONTINUA, ENTÃO AMANHÃ AS 18:30 EM FRENTE AO SHOPPING DA UCDB E CONTAMOS COM TODOS VOCÊS, ESPORTES, PROJETOS DE EXTENSÃO, ESTAMOS TODOS JUNTOS NESSA!

REPRESENTANTE DO FUTSAL MASCULINO: Henrique Dib

REPRESENTANTE DO FUTSAL FEMININO: Letícia stefania Diniz pinto

REPRESENTANTE DO BASQUETE MASCULINO: Lucas de Paula Camargo

REPRESENTANTE DO BASQUETE FEMININO: Karen Renate Pinherio Muller

REPRESENTANTE DO VOLEI FEMININO: Camille Cunha Correa

REPRESENTANTE DO HANDEBOL MASCULINO: Gean Alves Araújo

REPRESENTANTE DO ATLETISMO: Roger Bessa

REPRESENTANTE DA NATAÇÃO: Lucca Vilas Boas de Paula

REPRESENTANTE DO JUDÔ: Yuri Lourenço

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS