Diversos | Lucas Castro | 04/05/2019 08h15

Associação Nipo-Brasileira promove 34º Undokai, tradicional gincana

Compartilhe:

A sede campestre da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB), localizada no bairro Jardim Veraneio, em Campo Grande-MS, recebe no domingo (5), o a 34ª edição do "Undokai", tradicional gincana esportiva e educativa da cultura japonesa que reúne pessoas de várias gerações. O evento começa a partir das 8h.

O presidente da AECNB, Nilson Tamotsu, explica que o encontro esportivo é aberto ao público em geral. Para participar, é necessário fazer a inscrição no local. A entrada é gratuita.

Segundo Tamotsu, o objetivo da da gincana é reunir as famílias para confraternizar. “Homens e mulheres de todas as idades podem participar, contamos com a presença de toda comunidade campo-grandense”. A gincana, anualmente, costuma atrair desde crianças até idosos com mais de 80 anos. O evento é uma tradição conduzida ao Brasil por imigrantes no século passado.

A atividade esportiva era realizada sempre no dia 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. No entanto, ao longo dos anos, o Undokai teve de se adaptar aos novos hábitos de rotina dos descendentes. O evento, agora, ocorre sempre no primeiro domingo do mês de maio.

Gincana tem participação da comunidade nikkey e simpatizantes (Foto: Cultura Nikkey/Divulgação)

Em 2018, cerca de três mil pessoas participaram do evento e mais de 20 atividades foram realizadas no total.

O Undokai surgiu no Japão por volta de 1880, quando foi declarada na constituição que os familiares deveriam se reunir nas escolas anualmente com o objetivo de se confraternizar.

Undokai é uma palavra composta: “undô” significa esporte e movimento, e “kai”, reunião em japonês. Porém, a melhor tradução para Undokai é gincana esportiva familiar.

Além das brincadeiras esportivas, o visitante poderá saborear, na 34ª edição do Undokai Campo Grande, as comidas típicas do Japão, como sobá e sushi, e as tradicionais sul-mato-grossenses e brasileiras, como arroz carreteiro, espeto, doces, raspadinha e pastel.

Serviço

Evento: 34º Undokai da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira (AECNB)

Local: sede campo da Associação Nipo - Avenida Ministro João Arinos, 140 - Jardim Veraneio. Saída para Três Lagoas-MS.

Horário: 8h

Entrada: gratuita

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS