Copa do Mundo | Terra Esportes | 19/06/2006 15h02

Suíça vence Togo por 2 a 0 e complica França no Grupo G

Compartilhe:
Suiços comemoram gol; goleiro togolês não impediu a vitória adversária; e torcedores comemoram Suiços comemoram gol; goleiro togolês não impediu a vitória adversária; e torcedores comemoram (Foto: AFP)

Dortmund (Alemanha) - A seleção da Suíça ficou com a vitória no confronto diante do Togo nesta segunda-feira, em Dortmund, pela segunda rodada do Grupo G da Copa 2006. Em uma partida equilibrada e com muitas chances de gol criadas por ambas as seleções, os suíços aplicaram o placar de 2 a 0.

O primeiro gol da Suíça veio aos 16min do primeiro tempo. Depois de cruzamento da esquerda, a bola chegou na direita, veio tocada para trás e o atacante Frei aproveitou para fazer de cabeça, balançando as redes. O segundo, contudo, só veio no final, aos 43min do segundo tempo, com Barnetta, chutando bem.

No entanto, quem teve as maiores chances ao longo da partida foram os togoleses, que atacavam bem com Mohamed e com Adebayor, homem responsável pelos avanços em velocidade.

A exemplo do que havia acontecido na estréia, quando perdeu de virada para a Coréia do Sul por 2 a 1, Togo fez uma boa partida, apesar da ameaça de greve e da perda do vôo que levaria a seleção para Dortmund no domingo. A Fifa precisou intervir na situação para que a partida fosse realizada.

O resultado é importante, pois faz com que a França precise ganhar seu último jogo na primeira fase, na sexta-feira, para não ser eliminada antes das oitavas-de-final, como em 2002. Afinal, Coréia do Sul e Suíça contam com quatro pontos no Grupo G, contra dois dos franceses e nenhum de Togo, justamente o próximo adversário dos campeões de 1998 no Mundial.

A Suíça, por sua vez, define o primeiro lugar do grupo contra os sul-coreanos, que empataram por 1 a 1 com a França no domingo passado.

Sem pontos até aqui, o destaque de Togo vem ficando mesmo para a polêmica, já que o time está definitivamente eliminado da Copa.

O jogo - Apesar de alguns lugares vazios no estádio em Dortmund, Togo e Suíça se movimentaram bem e fizeram uma boa partida no primeiro tempo, com muitas chances de gol criadas de parte a parte.

Nos primeiros minutos, os suíços arriscaram duas vezes de fora da área. Aos 5min, Cabanas chutou forte para a boa defesa do goleiro Agassa. Aos 7min, Barnetta também arriscou da linha intermediária.

No entanto, quem apresentava maior velocidade e criatividade eram os togoleses. Aos 6min, Mohamed dominou bem na área, girou diante do zagueiro e bateu com perigo, assustando a defesa da Suíça.

No ataque de Togo, o principal jogador foi Adebayor. Aos 10min, ele cruzou com perigo, a bola percorreu a área, mas ninguém chegou para concluir a jogada. Em novo cruzamento, desta vez da direita, Adebayor cabeceou e quase marcou para abrir o placar em Dortmund.

Só que os suíços foram responsáveis por fazer isso. Depois de cruzamento da esquerda, a bola chegou na direita, veio tocada para trás e o atacante Frei aproveitou para fazer de cabeça, aos 16min do primeiro tempo.

A partir daí, Togo tentou o empate e chegou a dominar as ações em alguns momentos. Aos 27min, Mohamed dominou depois de toque de Adebayor, costurou na área e chutou bem, mas na mão do goleiro. Aos 29min, a bola cruzou toda a área após falha de Senderos e sobrou para Dossevi bater forte.

O lance polêmico da partida veio aos 35min, quando o paraguaio Carlos Amarilla não apitou um pênalti a favor de Togo, mesmo com Adebayor sendo claramente derrubado na área, quando subia pela esquerda.

Depois do intervalo, quem começou atacando melhor foi a Suíça, assim como no primeiro tempo. Aos 6min, Barnetta assustou em uma tentativa de fora da área. Dois minutos depois, Yakin, que entrou para a etapa complementar, bateu quase da linha da grande área e a bola passou por cima.

Os togoleses até tentavam ameaçar, porém sem a mesma contundência do primeiro tempo. Os lances mais perigosos vinham dos pés dos suíços. Aos 13min, Frei recebeu de Cabanas na área e chutou para cima. E, aos 19min, Yakin surgiu na cara do gol para grande defesa de Agassa.

Aos 43min do segundo tempo, Barnetta enfim acertou uma de suas tentativas, quando chutou bonito e marcou o segundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS