Copa do Mundo | Terra Esportes | 17/06/2006 14h40

Portugal volta à 2ª fase da Copa depois de quarenta anos

Compartilhe:

Frankfurt (Alemanha) - Com gols de Deco e Cristiano, Portugal derrotou o Irã por 2 a 0, neste sábado, em Frankfurt, e conseguiu a primeira vaga do Grupo D para a Copa 2006. Essa é a segunda vez que a seleção de Luiz Felipe Scolari passa para a segunda fase de um Mundial em quatro participações. A última foi em 1966, quando os lusitanos pararam na anfitriã Inglaterra na semifinal.

Com a vitória, Portugal chegou aos seis pontos e só pode ser superado pelo vice-líder México, com quatro, na última rodada. Já o Irã, sem nenhum ponto, está eliminado.

Os gols da vitória portuguesa foram marcados na segunda etapa. Deco marcou o primeiro aos 17min após acertar um belo arremate de fora da área.

O placar foi fechado aos 34min. Depois de Luis Figo ser derrubado na área, Cristiano Ronaldo bateu com categoria e no canto oposto do goleiro Mirzapour.

Essa foi a nona vitória seguida de Scolari em Copas do Mundo. Na última rodada, no dia 21, Portugal tentará confirmar a primeira posição contra o México, enquanto o eliminado Irã irá encarar Angola.

Portugal é a sexta seleção classificada para as oitavas-de-final. As outras equipes que garantiram vagas foram Alemanha, Equador, Inglaterra, Argentina e Holanda.

O jogo - No primeiro minuto, Figo cruzou da linha de fundo e Deco, que estreou nesta partida, enrolou-se no arremate. O primeiro chute a gol de Portugal aconteceu aos 5min. No entanto, o volante Maniche chutou muito longe do gol de Mirzapour.

Dois minutos depois, o meio-campo tentou novamente um chute de longa distância e a bola passou mais próxima do gol.

A primeira chegada do Irã aconteceu aos 6min. Em cobrança de falta pela direita, Nekounan desviou de cabeça e a bola passou à direita do gol.

Aos 11min, Portugal deu à resposta. Figo lançou a bola na área para a área, mas o chute de Deco foi desviado por Mirzapour. Figo voltou a fazer uma boa jogada aos 15min. O meia bateu a falta para trás, e Maniche teve o chute desviado no meio do caminho.

Aos 28min, Portugal voltou a assustar. Em cobrança de escanteio, Ricardo Carvalho desviou de cabeça e a bola passou com perigo perto do gol.

O Irã teve a sua melhor chance na etapa inicial aos 30min. Teymourian saiu livre de frente e chutou na trave de Ricardo. No entanto, o lance estava invalidado em razão de o jogador estar em impedimento.

Aos 33min, o zagueiro iraniano Kabei tirou em cima da linha a cabeçada de Cristiano Ronaldo, após cobrança de escanteio. Em seguida, o meia do Manchester arrancou pela direita e bateu forte à esquerda do goleiro iraniano.

Portugal quase abriu o placar aos 43min. Miguel recebeu passe pela direita e chutou forte, mas o goleiro iraniano fez bela defesa e espalmou para escanteio.

No segundo tempo, Portugal iniciou de forma discreta. O primeiro arremate aconteceu aos 6min, com Pauleta, que desviou um cruzamento pela esquerda.

Aos 9min, Cristiano Ronaldo fez jogada individual e chutou forte de esquerda. No entanto, o goleiro do Irã voltou a fazer importante defesa.

O primeiro gol português saiu aos 17min. Figo, novamente, fez bela jogada pela esquerda e passou para Deco acertar um belo chute no canto de Mirzapour.

Esse foi o segundo gol de um jogador brasileiro competindo por outra seleção. Na primeira rodada, Zinha marcou um dos gols da vitória mexicana sobre o mesmo Irã.

Cristiano Ronaldo quase ampliou dois minutos em cobrança de falta pela esquerda, mas a bola passou rente à trave do Irã.

Aos 23min, o Irã quase empatou. O reserva Zandi aproveitou a indecisão da zaga portuguesa e chutou com perigo no gol português.

Portugal ampliou aos 34min. O meia Luis Figo arrancou pela esquerda e foi derrubado pela zaga iraniana. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu com categoria e no canto oposto do goleiro iraniano.

Nos acréscimos, Pauleta quase marcou o terceiro gol. Em seguida, Cristiano Ronaldo chegou a tocar para as redes, mas estava em posição ilegal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS