Copa do Mundo | GE.Net | 14/05/2006 19h17

Parreira anúncia lista dos 23 convocados nesta segunda

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Carlos Alberto Parreira pode até ter dito que a lógica de sua convocação para a Copa do Mundo será exatamente não ter lógica alguma. Porém, difícil esperar grandes surpresas para esta segunda-feira.

As poucas dúvidas que restam são por culpa dos próprios jogadores ameaçados, que jogaram mal em 2006 ou sofreram com lesões. Gustavo Nery ou Gilberto? Marcos ou Rogério Ceni? Fred, Ricardo Oliveira ou Nilmar? Até essas perguntas têm respostas razoavelmente previsíveis, mesmo que a ansiedade dos jogadores e dos torcedores esteja alta.

Pragmático e coerente, Carlos Alberto Parreira tem tudo definido e anuncia sua decisão nesta segunda-feira, às 10h30 (MS), no Rio de Janeiro. Por mais que Gustavo Nery tenha dado motivos para perder sua chance (contusão, problemas particulares e más atuações), ele segue com chances ser chamado nesta segunda-feira para ser o reserva de Roberto Carlos. Gilberto mantém esperanças e acha que o fato de jogar em Berlim pode pesar na última hora. Júnior, o melhor da posição no momento, sabe que não voltará à seleção.

Apesar de o goleiro Marcos ter jogado pouco desde a última Copa, ele também tem chances de estar ao lado de Dida e Júlio César na Alemanha. Apesar de ainda não estar defendendo nem sequer seu clube, o palmeirense tem crédito pelo conjunto da obra e pelos serviços prestados à CBF em 2002, na conquista do penta.

Zagallo segue elogiando Nilmar em todas as suas entrevistas, mas Fred continua sendo o grande favorito na briga com o contundido Ricardo Oliveira. No meio-campo, Ricardinho deve deixar Júlio Baptista frustrado.

Na geopolítica futebolística, a crise do futebol carioca também refletirá na convocação de Parreira. Ciente que será criticado, o técnico avisou previamente que será classificado como "bairrista". Afinal, ninguém em atividade no Rio de Janeiro será convocado.

Como é tendência há tempos, poucos serão os jogadores selecionados que atuam em território nacional. Dos prováveis convocados, apenas Marcos, Gustavo Nery e Ricardinho devem ser chamados.

Em compensação, grande favorito ao título, o Brasil conta com os astros dos principais campeonatos do mundo: Cafu, Kaká, Adriano, Dida e Emerson (Itália); Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Robinho, Cicinho e Roberto Carlos (Espanha); Lúcio, Zé Roberto e Juan (Alemanha); Juninho Pernambucano e Fred (França).

No comando desta constelação, Parreira sabe que toda atenção será pouca. Qualquer tropeço na Alemanha será considerado como um grande fracasso para a badalada seleção que tem em mãos. Os convocados terão uma semana de descanso e se apresentam no dia 22, quando embarcam para Weggis, na Suíça, onde treinarão antes da Copa.

Confira a provável lista:

Goleiros - Dida, Marcos e Júlio César.
Laterais - Cafu, Cicinho, Roberto Carlos e Gustavo Nery.
Zagueiros - Lúcio, Roque Júnior, Juan e Luisão.
Meio-campistas - Emerson, Gilberto Silva, Edmílson, Juninho Pernambucano, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Zé Roberto e Ricardinho.
Atacantes - Ronaldo, Adriano, Robinho e Fred.
 
Confira o que já foi dito:

"Não é a hora de surpresa, pois estamos indo para a Copa", Parreira, em 4 de maio;

"Sem jogadores do São Paulo, o Brasil perde a Copa", Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol do São Paulo , em 11 de maio;

"Parece que estou implorando uma convocação e não é isso que está acontecendo", goleiro Marcos, em 11 de maio;

"Tanto o Gustavo, quanto o Ricardinho, serão convocados na segunda-feira", Paulo Faria, médico do Corinthians, em 12 de maio.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS