Copa do Mundo | Terra Esportes | 18/12/2006 15h08

No último dia, Colômbia lança candidatura à Copa de 2014

Compartilhe:

Bogotá (Colômbia) - A Federação Colombiana de Futebol (Colfútbol) formalizou nesta segunda-feira, último dia do prazo dado pela Fifa, sua candidatura ser a sede da Copa do Mundo de 2014. A entidade enviou por correio à sede da Fifa o formulário de intenção junto ao aval do governo e do Comitê Olímpico Colombiano(COC), e vai ser adversária do Brasil.

O propósito será ratificado nesta quarta-feira em Assunção, Paraguai, durante o congresso anual da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), segundo antecipou o presidente da Colfútbol, Luis Bedoya.

"A idéia é que a América do Sul não apresente apenas um candidato (Brasil). O ideal é que dois ou três países lutem pela possibilidade de sediar uma Copa", explicou o dirigente à rádio colombiana Caracol.

A aspiração de receber o Mundial de 2014 havia sido anunciada em meados de julho pelo presidente da República Alvaro Uribe. Apesar da apresentação da candidatura, Bedoya reconhece que as chances colombianas são pequenas ante ao favoritismo do Brasil, que a Colfútbol havia apoiado inicialmente.

Uribe prometeu destinar os recursos necessários para organizar um bom torneio e ressalta que os reforços policiais feitos em seu governo reduziram substancialmente os índices de violência na Colõmbia.

A Colômbia foi escolhida como sede da Copa do Mundo de 1986, mas desistiu meses antes alegando dificuldades econômicas. O torneio acabou sendo disputado no México e foi vencido pela Argentina. A última Copa na América do Sul foi em 1978, na Argentina, vencida pelo país-sede.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS