Copa do Mundo | Terra Esportes | 22/06/2006 12h59

Itália vence a República Checa e se classifica em primeiro

Compartilhe:
Baros e Materazzi disputam bola; goleiro Cech quase impede gol de Inzaghi; e Nedved lamenta eliminação, ao fundo italianos comemoram Baros e Materazzi disputam bola; goleiro Cech quase impede gol de Inzaghi; e Nedved lamenta eliminação, ao fundo italianos comemoram (Foto: AFP)

Hamburgo (Alemanha) - A Itália venceu a República Checa por 2 a 0 nesta quinta-feira e se classificou em primeiro lugar do Grupo E para as oitavas-de-final da Copa 2006. Com o resultado, os italianos podem pegar o Brasil na próxima fase caso a Seleção fique em segundo no Grupo F.

A República Checa começou melhor na partida, sempre bem servida pela boa visão de jogo do meia Pavel Nedved. Mas não soube aproveitar as boas chances para se impor e abrir o placar em Hamburgo.

Com isso, a equipe acabou sofrendo o gol aos 26min, ainda no primeiro tempo. Materazzi, que havia entrado no lugar de Nesta, machucado, aos 17min, subiu bem e aproveitou de cabeça a cobrança de escanteio efetuada por Totti pela direita.

Para arrematar a vitória, Inzaghi marcou aos 42min da etapa complementar, após ser lançado sem impedimento, driblando sozinho o bom goleiro Peter Cech.

O resultado também serviu para que a Itália afastasse de uma vez o fantasma de uma eliminação prematura na primeira fase, principalmente depois do empate por 1 a 1 diante dos Estados Unidos e da expulsão de De Rossi naquela mesma partida, realizada no último sábado.

Os checos, que começaram o Mundial como a sensação após um placar de 3 a 0 sobre os norte-americanos, acabam eliminados em função da vitória de Gana por 2 a 1 diante dos Estados Unidos, também nesta quinta-feira. A equipe africana é outra que corre o risco de pegar o Brasil.

O próximo jogo da Itália na Copa do Mundo está marcado para segunda-feira, contra Brasil, Japão, Croácia ou Austrália, dependendo de quem se classificar em primeiro ou segundo na tabela.

O jogo - A partida começou melhor para a República Checa, que dominou as ações nos primeiros minutos da etapa inicial. Aos 9min, Baros aproveitou bola metida por Nedved e chutou fraco, sem ângulo, em cima do goleiro.

Aos 12min, o próprio Nedved tentou chute de fora da área, com liberdade, para boa defesa no canto esquerdo do Buffon. Mas o goleiro daria um susto na torcida italiana aos 16min, quando Nedved arriscou outro chute de fora da área. Buffon soltou e Jankulovski correu para aproveitar o rebote.

Só que aos 17min, o que parecia um problema começou a pavimentar o caminho para o gol da Itália. Nesta saiu machucado e foi substituído por Materazzi. E foi ele o responsável por balançar as redes, aos 26min.

Antes disso, aos 22min, Rosicky fez sua única jogada digna de nota no primeiro tempo, fazendo a fila na linha da entrada da área no mesmo momento em que a seleção de Gana abria o placar da partida com os Estados Unidos.

Até o gol, a Itália havia ameaçado pouco o gol da República Checa, embora tenha se movimentado bem nas proximidades da área, apesar da boa marcação adversária. Aos 25min, Gattuso chegou a tentar marcar de cabeça, fora da área. Gilardino foi outro que buscou chegar com perigo.

Depois do gol, a República Checa se retraiu e diminuiu o número de avanços ao ataque. O único que tocava com mais qualidade foi Nedved. E, como se não bastasse, Polak chegou duro em Totti por trás e tomou o segundo amarelo na partida, sendo expulso pelo árbitro mexicano Benito Archundia.

No segundo tempo, logo aos 6min, a Itália quase marcou o segundo, em uma jogada em que Perrota dividiu com o goleiro checo. Aos 8min, foi a vez de Peter Cech salvar um chute de Totti que tinha endereço certo.

Até o capitão italiano teve a oportunidade de ampliar a vantagem etapa complementar. Aos 11min, Cannavarro pegou de voleio e chutou na área depois de bonita triangulação na área após cobrança de falta da direita.

Enquanto a Itália vinha movimentando bem a bola, os checos se limitavam a jogadas esporádicas no campo de ataque, mas sem objetividade.

Aos 22min, após uma trapalhada da zaga na República Checa, Inzaghi apareceu bem na frente do goleiro Peter Cech e bateu no canto, mas a bola passou perto do gol, ao pé da trave direita.

Sumido desde o final do intervalo, Nedved só foi obrigar o goleiro Buffon a uma outra grande defesa. Aos 25min, o meia aproveitou a sobra de uma boa jogada do ataque checo e arriscou com força e decisão.

Mas a Itália quase encerrou a contagem com um cabeceio de Inzaghi na seqüência de uma boa jogada de Pirlo. O que aconteceu aos 42min, quando Inzaghi partiu com liberdade para driblar o goleiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS