Copa do Mundo | GE.net | 26/11/2007 16h28

Imprensa internacional põe estádios em xeque para Copa

Compartilhe:

Ottawa (Canadá) - Como esperado, a repercussão da tragédia ocorrida na Fonte Nova nesse domingo não foi boa para as expectativas da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. No final do jogo que garantiu o acesso da Bahia na Fonte Nova, estádio previsto para o Mundial, sete pessoas morreram e muitos ficaram feridos com a queda de parte da arquibancada.

O fato foi noticiado ao redor do mundo, e os principais noticiários destacaram a falta de estrutura da arena baiana. A Reuters do Canadá, que já havia chamado atenção no anúncio do Brasil como sede - uma repórter perguntou ao presidente Ricardo Teixeira sobre a violência no país -, generalizou os problemas para outros estádios brasileiros.

A agência publica uma entrevista em que o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaeco), José Roberto Bernasconi, critica a estrutura nacional para receber jogos do Mundial.

"O que encontramos foi pior do que esperamos. Muitos estádios estão em um estado absolutamente deplorável", declarou Bernasconi, que já havia divulgado um estudo criticando a condição das arenas no Brasil. "Esse acidente (na Fonte Nova) não é a melhor publicidade para o Brasil receber a Copa", completou à Reuters.

A reportagem também destaca que a Fonte Nova foi construída na década de 50 e não passa por reformas há 37 anos. Para eles, apenas o Maracanã e outros poucos estádios tem condições de receber o Mundial. Na matéria, também consta a intenção das autoridades da Bahia em construir uma nova arena.

A BBC, da Inglaterra, também foi dura nas críticas ao Brasil. "Muitos dos estádios de futebol do Brasil estão velhos e precisam de reparos", publicou, repetindo a vontade baiana em demolir a Fonte Nova. A mesma tendência seguiu o italiano La Stampa. "Para fazer parte da Copa do Mundo, Salvador precisa de um estádio novo".

Outro fato comum na cobertura internacional foi o erro no número de mortos na tragédia - a divulgação oficial noticiou sete vítimas fatais. O francês L´Equipe estampou "Oito pessoas morrem no Brasil ao caírem da arquibancada do estádio". Informação repetida pelo espanhol "As". "Oito mortos na queda da arquibancada".

Diferentemente de seus concorrentes, o jornal espanhol El País ressaltou para a invasão da torcida após o término do empate sem gols com o Vila Nova-Go. "Uma multidão que celebrava a classificação foi liberada para entrar no campo de jogo", apontou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS