Copa do Mundo | Terra Esportes | 16/06/2006 16h27

Holanda vence a Costa do Marfim e garante a classificação

Compartilhe:
Felicidade e tristeza: pontas Van Persie e Robben comemoram gol holandês; já atacante Drogba lamenta a desclassificação da Costa do Marfim Felicidade e tristeza: pontas Van Persie e Robben comemoram gol holandês; já atacante Drogba lamenta a desclassificação da Costa do Marfim (Foto: AFP)

Stuttgart (Alemanha) - A Holanda teve dificuldades, mas superou a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta sexta-feira, em Stuttgart, e conseguiu sua vaga antecipada nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. O resultado também classificou a Argentina, que fez 6 a 0 em Sérvia e Montenegro.

Com o triunfo, a seleção comandada por Marco Van Basten chegou aos seis pontos, mesma pontuação da Argentina, que leva a melhor no saldo de gols. Já os marfinenses, ainda sem nenhum ponto conquistado, estão eliminados da competição.

A Holanda tomou a iniciativa da partida e contou com boa atuação de Robin Van Persie para abrir vantagem. Aos 22min, dez depois que o árbitro colombiano Oscar Ruiz ignorou pênalti favorável à Costa do Marfim, o atacante bateu falta com força e abriu o placar. Pouco depois, aos 26min, Nistelrooy recebeu de Robben na cara do gol e ampliou.

Os marfinenses, então, resolveram partir em busca do empate. Antes de chegar às redes, em belo chute de Bakari Koné, aos 33min, já haviam acertado o travessão de Van der Sar. Durante o segundo tempo, a equipe africana buscou seu primeiro ponto em Mundiais, mas foi preciosista nas conclusões e foram mesmo derrotados.

As duas seleções fecham sua participação na primeira fase da Copa do Mundo na próxima quarta-feira, às 16h (de Brasília). Enquanto a Costa do Marfim mede forças com a Costa do Marfim, em Munique, os holandeses encaram a Argentina, em Frankfurt.

O jogo - A Holanda começou a partida tomando a iniciativa. Diferente da estréia, contra Sérvia e Montenegro, quem criava as melhores oportunidades era o ponta-direita, Robin Van Persie, e não o ponta-esquerda, Arjen Robben.

Mesmo assim, a Costa do Marfim não se encolhia. Aos 12min, o lateral-direito Emmanuel Eboué invadiu a área e foi seguro por Giovanni Van Bronckhorst, mas o árbitro colombiano Oscar Ruiz mandou seguir.

Inspirado, Van Persie seguia causando problemas ao adversário. Aos 22min, fez boa jogada, cortou para o meio e recebeu falta na meia-lua. Ele mesmo bateu forte no canto do goleiro Jean-Jacques Tizie, que não conseguiu alcançar.

O gol animou os holandeses, que conseguiram ampliar pouco depois. Aos 26min, Robben tabelou pelo meio, protegeu da marcação e tocou para Ruud Van Nistelrooy, que, na cara do gol, teve apenas o trabalho de bater no canto direito de Tizie.

Dispostos a sobreviver na Copa do Mundo, os marfinenses foram ao ataque. Aos 32min, Zokora arriscou de fora e acertou o travessão de Van der Sar. Seis minutos depois, Bakari Koné tentou a sorte e mandou no ângulo direito, diminuindo a vantagem do adversário.

Na etapa final, o técnico Henri Michel apostou em Aruna Dindane e Gilles Yapi Yapo para buscar o empate. Do lado holandês, Marco Van Basten colocou o meia Rafael Van der Vaart, recentemente recuperado de contusão.

O ritmo do jogo continuou acelerado, mas as chances de gol passaram a ser menos claras. As duas equipes buscavam conclusões muito enfeitadas e se complicavam para balançar as redes.

Pela Holanda, Van Nistelrooy chegou a dominar a bola na risca da pequena área e foi travado na virada. Do lado marfinense, Dindane teve a chance de marcar, mas quis aplicar fintas extras e também acabou travado.

Nos 15 minutos finais, a pressão dos marfinenses foi maior. No lance de maior perigo, Didier Drogba ganhou no alto após escanteio da direita e só não marcou porque Van Persie salvou com o peito em cima da linha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS