Copa do Mundo | Terra Esportes | 22/06/2006 13h40

Gana bate Estados Unidos e pode pegar Brasil nas oitavas

Compartilhe:

Nuremberg (Alemanha) - A seleção de Gana fez 2 a 1 nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, em Nuremberg, e conseguiu uma classificação histórica às oitavas-de-final em sua primeira participação em Copas do Mundo. Com isso, é provável que encare a Seleção Brasileira na próxima fase da competição.

O triunfo levou o time comandado por Ratomir Dujkovic aos seis pontos e à segunda colocação do Grupo E. O primeiro lugar da chave ficou com a Itália, que derrotou a República Checa por 2 a 0 e fechou sua campanha na fase de grupos com sete pontos.

Gana começou melhor a partida e abriu o placar aos 21min, com Haminu Dramani. O empate dos norte-americanos chegou aos 43min, quando Clint Dempsey aproveitou bobeira da zaga para balançar as redes. Já nos acréscimos, Stephen Appiah bateu pênalti duvidoso e voltou a colocar os africanos na frente.

Após o intervalo, o ritmo da partida caiu. Os Estados Unidos só partiram com maior ímpeto em busca da virada a partir dos 20min. Brian McBride chegou a acertar a trave do goleiro Richard Kingson, mas não evitou a eliminação norte-americana.

Os ganenses voltam a campo na próxima terça-feira, pelas oitavas-de-final do Mundial. Em Dortmund, às 12h (de Brasília), a equipe mede forças com o primeiro colocado do Grupo F, que deve ser o Brasil.

O jogo - Gana começou a partida disposta a garantir a classificação inédita às oitavas-de-final. Com muita disposição, os africanos dominavam as ações no meio-campo e criavam as melhores oportunidades.

Assim, após alguma insistência, a equipe comandada por Ratomir Dujkovic chegou ao gol. Aos 21min, Haminu Dramani recebeu livre na esquerda, invadiu a área e tocou na saída de Kasey Keller para balançar a rede. O time seguiu no ataque e esteve perto de ampliar aos 28min, com Razak Pimpong.

Aos 40min, os Estados Unidos perderam o contundido meia Claudio Reyna, que deu lugar a Bem Olsen. Mesmo assim, chegou ao empate três minutos depois, quanto Clint Dempsey aproveitou erro incrível da zaga africana, recebeu na área e bateu forte no canto esquerdo.

Gana não desanimou e voltou a marcar ainda no primeiro tempo. Aos 45min, Razak Pimpong se enroscou com Oguchi Onyewu, e o árbitro alemão Markus Merk viu pênalti. Stephen Appiah deslocou Kasey Keller e bateu bem no canto direito alto.

No intervalo, Dujkovic trocou Derek Boateng por Otto Addo. A partida ficou bastante truncada no meio-campo, e as oportunidades de gol passaram a ser bem mais raras do que na etapa inicial.

Os norte-americanos só partiram ao ataque com maior ímpeto a partir dos 20min. A melhor oportunidade surgiu em jogada de Eddie Lewis, que invadiu a área pela esquerda e cruzou para McBride acertar a trave de Kingson.

Apesar das tentativas dos Estados Unidos, a partida terminou mesmo com vitória ganense por 2 a 1. Com isso, os africanos avançaram à fase final logo em sua primeira participação em Mundiais, e os norte-americanos, que ficaram entre os oito melhores na última edição da Copa, terminaram o torneio deste ano com apenas um ponto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS