Copa do Mundo | Terra Esportes | 17/06/2006 14h51

Gana bate a República Checa e venceu a 1ª para a África

Compartilhe:

Colônia (Alemanha) - Gana surpreendeu e derrotou por 2 a 0 a República Checa, uma das sensações da primeira rodada da Copa do Mundo, conquistando a primeira vitória de uma equipe africana na competição.

Gyan, aos 2min do primeiro tempo, e Ali Muntari, aos 38min da etapa final, fizeram os gols ganenses, que embolaram a disputa do Grupo E.

Gana e República Checa agora tem três pontos, mas o ainda checos levam vantagem no saldo de gols (1 a 0).

O jogo - O primeiro tempo foi marcado mais pela posse de bola do que pelas jogadas de perigo no ataque.

Gana não deu chance de a República Checa confirmar o favoritismo logo de cara. Com 1min de jogo, Ali Muntari cobrou o primeiro escanteio ganense, mas o goleiro Cech cortou.

No minuto seguinte, Cech não conseguiu intervir. Gyan recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu rasteiro no canto esquerdo, marcando o primeiro gol do país em Copas do Mundo: Gana 1 a 0.

Surpresos com o gol relâmpago - o mais rápido desta Copa - e sem o atacante Koller, de 2,02m de altura, como referência no ataque, os checos tentaram reagir com chutes de longa distância, mas a pontaria não estava aguçada.

Gana, por sua vez, tentava a sorte em cruzamentos. Aos 10min, Appiah cobrou na área falta sofrida por Gyan, mas Cech sobiu e agarrou firme.

No minuto seguinte, o astro Nedved conseguiu a primeira boa chance para a República Checa. Ele recebeu na entrada da área e chutou de primeira, mas o goleiro Kingson pegou com firmeza.

Aos 14min, em boa trama, Appiah bateu de direita de fora da área e a bola passou raspando a trave de Cech, que arriscou vários golpes de vista, se posicionando na entrada da pequena área.

A defesa de Gana levava vantagem constantemente sobre os checos, como aconteceu aos 24min, quando Poborsky escapou bem pela direita, avançou, mas foi desarmado por Iliasu.

Aos 29min, Nedved criou a melhor oportunidade checa, ao abrir para Poborsky na direita, que finalizou rasteiro, raspando na trave direita de Kingson.

No minuto seguinte, Gana respondeu com Amoah, que recebeu de costas para o gol, girou e concluiu com perigo.

Os ganenses não davam sossego e, aos 32min, Gyan recebeu na grande área e tentou chutar na saída de Cech, que defendeu.

Aos 39min, Appiah definiu da entrada da área, mas a bola foi para fora. Aos 44min, ele mesmo recebeu dentro da área, após boa trama, mas chutou em cima da zaga.

O começo do segundo tempo parecia melhor para a República Checa. Logo a 1min, Nedved aproveitou cruzamento e marcou de cabeça, mas o árbitro marcou impedimento.

Gana, porém, continuava levando perigo em contra-ataques. Aos 6min, Gyan recebeu em velocidade e bateu forte, mas Cech espalmou para o escanteio.

Aos 10min, Plasil arrematou cruzamento de Stajner, mas Kingson espalmou.

Gana teve a maior chance de ampliar aos 19min, quando Ali Muntari foi derrubado na área e o árbitro Horácio Elizondo marcou pênalti e expulsou o checo Ujfalusi. Gyan, porém, mandou na trave.

Os checos pareciam atordoados. Aos 26min, Amoah recebeu em velocidade pela direita, invadiu a área e bateu, mas Cech evitou de novo.

Quatro minutos depois, Amoah tentou novamente pela direita, mas o goleiro checo salvou mais uma vez. E, aos 31min, Cech salvou mais uma, em um chute de Gyan, na cara do gol.

Depois de muito insistir, finalmente, aos 38min, Gana ampliou. Ali Muntari recebeu do lado direito da área, invadiu e bateu forte, no alto, sem chances para Cech: 2 a 0.

Aos 43min, Muntari ainda marcou mais um, após receber passe de Pimpong, mas estava impedido.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS