Copa do Mundo | Globo.com | 25/08/2007 04h51

Fortaleza abre apresentações no Rio com criativo cenário

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Fortaleza foi a primeira cidade a apresentar o projeto para ser uma das sedes da Copa de 2014 para a comitiva da Fifa que está no Brasil, nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Os representantes montaram um cenário bem interessante ambientando a sala como um estádio de futebol. O telão ficava em frente a  um gol e o tapete era no formado de grama sintética. Além disso, um enorme painel tinha a imagem do estádio do Castelão.

No total, a cidade trouxe 17 representantes, entre eles, quatro secretários de Estado. Eles explicaram cada ponto exigido pela Fifa como rede hoteleira, transporte, estádio, saúde e segurança. A apresentação durou uma hora.

Além de um vídeo de cerca de 15 minutos, os representantes de Fortaleza explicaram pontos da candidatura da cidade e também mostraram dados exigidos pela entidade. Depois, um sanfoneiro tocou uma música típica do Ceará e um garoto vestido com a camisa da seleção brasileira fez embaixadas. Nos últimos 30 minutos, os representantes da cidade responderam a perguntas da comitiva da Fifa. Para divulgar a cultura de Fortaleza, Zenaide Souza e Maviniê Mota faziam artesanatos para presentear os cinco integrantes da Fifa que estão no Brasil.

"Ficamos bastante otimistas com a apresentação. Trouxemos técnicos de todas as áreas exigidas e provamos ter todos os recursos para atender as exigências da Fifa", disse o secretário de turismo Bismarck Maia.

Segundo Bismarck, os maiores problemas atuais de Fortaleza são o saneamento e o transporte. Mas isso seria resolvido até a Copa. A Prefeitura está construindo um metrô que ficará pronto em 2010 e vai garantir o transporte de quatro milhões de pessoas. Além disso, se a cidade for escolhida como uma das sedes, uma nova linha será feita para ligar os principais hotéis ao estádio e ao aeroporto.

Sobre o estádio do Castelão, que passou por várias reformas nos últimos anos com o valor de cerca de R$ 50 milhões, seriam necessárias apenas alguns investimentos.

"Aumentar o número de cabines de imprensa e o estácionamento. Mas temos uma grande área em um raio de dois quilômetros do estádio para construir", completou Bismarck.

Está previsto também uma ampliação no aeroporto de Fortaleza para duplicar a sua capacidade. O investimento seria de R$ 250 milhões.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS