Copa do Mundo | UOL | 09/05/2007 18h35

Florianópolis e Brasília aparecem bem entre a concorrência

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Na reta final de apresentação de projetos ao comitê da candidatura brasileira, a maioria das cidades corre contra o tempo, já com algum atraso, para adequar suas propostas às exigências da Fifa. No entanto, algumas capitais se encontram em estágio mais avançado e já desfrutam de uma avaliação positiva dos homens da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

São os casos de Florianópolis e Brasília, que, ao lado de São Paulo e Recife, ostentam a reputação de terem atualmente projetos mais consistentes e se vêem na frente das rivais na disputa. Essa foi a impressão clara durante o seminário Copa 2014, organizado pela CBF e o comitê da candidatura nacional nesta quarta em um hotel do Rio de Janeiro.

Informalmente, o comitê da candidatura brasileira admite vantagem dessas cidades na concorrência e se diz otimista com ambas as propostas, que contam projetos de novos estádios bem delineados, além de garantias de financiamento.

"Não vi nenhum projeto ainda, a não ser o de Brasília, que realmente está num estágio avançado. Me reuni com o governador (José Roberto) Arruda e vi maquetes e vídeos do projeto de estádio. Está tudo bem adiantado", conta Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Também neste quadro, o entusiasmo toma conta dos representantes da capital catarinense, representada no evento por Carlão, ex-jogador da seleção brasileira de vôlei, que atualmente responde pela secretaria de Esportes de Florianópolis.

"Existe uma euforia, com tudo que temos desenvolvido. Temos um projeto de estádio em fase avançada, que deverá ser para 35 ou 40 mil pessoas. Além disso, contamos com um projeto de transporte entre aeroporto e cidade adequado às exigências", conta Carlão, que aposta no apelo turístico de Florianópolis como carta na manga na ambição de ganhar uma das sedes de uma eventual Copa no país.

"Sabemos da nossa força no turismo, da beleza de Florianópolis. Acho que isso pode contar a nosso favor", diz Carlão, que vê sua cidade, teoricamente, concorrendo por uma sede contra localidades do Centro-Oeste, e não da região Sul.

Enquanto algumas capitais se destacam com projetos em estágio avançado, outras têm tido dificuldades no desenvolvimento de suas propostas. É o caso de centros importantes como Rio de Janeiro, provável destino de uma eventual Copa no país, além de Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

"Os números apresentados pela Fifa hoje assustaram muita gente, mas não a nós. Estamos acostumados com essa dimensão, com todo o trabalho do Pan-Americano. O governador Sérgio Cabral criou uma força-tarefa há algumas semanas e estamos confiantes na conclusão eficiente no nosso projeto", declarou Eduardo Paes, secretário estadual de Esportes do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS