Copa do Mundo | Terra Esportes | 15/06/2006 14h59

Equador vence Costa Rica e classifica-se para as oitavas

Compartilhe:

Hamburgo (Alemanha) - A seleção do Equador assegurou classificação para as oitavas-de-final da Copa 2006 ao derrotar a Costa Rica por 3 a 0, já na segunda rodada do Grupo A. O resultado também classifica a Alemanha, que na quarta-feira conseguiu o gol da vitória nos últimos minutos contra a Polônia.

Em Hamburgo, os equatorianos voltaram a contar com o oportunismo e a presença de área de Carlos Tenório, o mesmo que havia começado a pavimentar a vitória da estréia, por 2 a 0, também contra os poloneses, na última sexta.

O primeiro gol do Equador saiu aos 8min do primeiro tempo. Tenório recebeu um bom cruzamento da direita e cabeceou, saltando na linha da pequena área.

O responsável por ampliar a contagem foi Delgado, assim como na primeira partida. Ele fez uma boa tabela de cabeça com Mendez à direita da área e bateu cruzado, aos 9min da etapa complementar. No final, Kaviedes recebeu cruzamento do mesmo Mendez e não perdoou, marcando o terceiro aos 47min.

Enquanto isso, a equipe do técnico Alexandre Guimarães não conseguia aproveitar a presença do atacante Paulo Wanchope, que não tinha um bom posicionamento da área, pelo menos que ameaçasse os equatorianos.

Agora, Alemanha e Equador decidem o primeiro lugar do Grupo A na próxima terça-feira. Eles enfrentam um dos dois primeiros colocados do Grupo B, formado por Inglaterra, Suécia, Trinidad e Tobago e Paraguai.

Com o resultado desta quinta, os equatorianos precisam apenas de um empate para terminar a primeira fase com o primeiro lugar do grupo.

O jogo - O Equador começou melhor a partida e movimentando a bola no ataque, enquanto a Costa Rica tentava se posicionar em campo. Tanto que o gol dos equatorianos saiu logo aos 8min, com o cabeceio de Carlos Tenório.

Percebendo que o principal jogador contra a Polônia poderia continuar desequilibrando também na partida em Hamburgo, a Costa Rica tratou de reforçar a marcação em cima do atacante.

A prova foi que, logo aos 10min, Marin fez uma falta dura no atleta, que saiu de maca do gramado. Sem maiores problemas, ele voltou ao campo, mas o costa-riquenho tomou cartão amarelo.

A partir da metade do primeiro tempo, as oportunidades passaram a diminuir para ambas as equipes, com boas movimentações no meio e na intermediária, porém poucas conclusões e chegadas na área.

As melhores jogadas só vieram momentos antes do intervalo. Aos 35min, Mendez cobrou uma falta por cima do gol e assustou a Costa Rica. Aos 36 e aos 40min, vieram dois bons chutes do time de Alexandre Guimarães.

Aos 41min, o Equador assustou, com um bom cruzamento da direita que resvalou na zaga e quase surpreendeu o goleiro Porras. E cinco minutos depois, foi a vez de Delgado assustar e quase balançar as redes para os sul-americanos.

No segundo tempo, a Costa Rica aumentou o volume de jogo e parecia trabalhar por um empate, aproveitando enquanto o placar marcava apenas 1 a 0. Aos 4min, Gomez chutou com perigo.

Só que a resposta do Equador veio ainda aos 8min, com um belo voleio do atacante Delgado na área. E aos 10min, ele foi premiado com uma boa jogada tramada com Mendez e um bom chute cruzado na área.

O problema é que o jogo começou a partir para o lado das entradas duras e para os choques entre equatorianos e costa-riquenhos. Aos 16min, Valencia criou uma bela jogada para o Equador, chutou, mas com uma travada do adversário acabou caindo e sentindo a perna direita.

Aos 19min, Kaviedes teve a perna pisada por Centeno e o árbitro não deu cartão. Já aos 21min, Espinoza caiu ao sentir sozinho, sendo substituído por Jorge Guagua no time equatoriano.

Mesmo tendo sentido a deslealdade de Centeno, Kaviedes criou outra oportunidade para o Equador. Aos 25min, ele foi lançado na área, mandou para o fundo das redes, mas o auxiliar já havia marcado impedimento.

No fim, a Costa Rica ainda tentou chegar na área para finalizar, e teve até um chute na trave com Saboria, aos 42min, contudo não conseguiu fazer valer a presença de Wanchope no jogo, tomando mais um gol nos acréscimos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS