Copa do Mundo | Terra Esportes | 23/06/2006 14h34

Com time reserva, Espanha bate sauditas e termina em 1º

Compartilhe:

Kaiserslautern (Alemanha) - A Espanha venceu seu último jogo na primeira fase da Copa 2006 ao derrotar a Arábia Saudita por 1 a 0 nesta sexta-feira, no estádio Fritz-Walter, em Kaiserslautern, na Alemanha. Com o resultado, a equipe se une a Alemanha, Brasil e Portugal com 100% de aproveitamento na primeira fase.

O técnico Luis Aragonés não usou a maior parte dos titulares para a partida diante dos sauditas, visando poupar os atletas para a próxima fase do Mundial. Os espanhóis estão classificados para as oitavas-de-final desde a vitória de virada sobre a Tunísia, no início desta semana.

A Espanha balançou as redes aos 36min do primeiro tempo. Após cobrança de falta da esquerda, pela intermediária, Juanito subiu mais que todo mundo e cabeceou para o gol, em uma bela jogada na área.

Mesmo jogando com uma equipe bem posicionada, que só abriu espaço diante da habilidade dos jogadores espanhóis, a Arábia Saudita se despede da Copa do Mundo, desta vez sob o comando do brasileiro Marcos Paquetá. A equipe havia empatado na estréia contra a Tunísia (2 a 2) e perdido por 4 a 0 para a Ucrânia.

Já a líder do Grupo H estreou com 4 a 0 sobre a Ucrânia e virou para cima da Tunísia, impondo o placar de 3 a 1. Os espanhóis agora esperam pelo próximo adversário, já nas oitavas, o segundo lugar do Grupo G, que pode ser França, Suíça ou Coréia do Sul - Togo já está eliminado.

O segundo lugar da tabela de classificação coube à Ucrânia, que derrotou a Tunísia por 1 a 0, também nesta sexta.

O jogo - Mesmo jogando sem seus principais astros, incluindo o artilheiro Fernando Torres (que só entrou no segundo tempo), a Espanha fez uma partida de muita movimentação e bastante oportunidades perdidas, em que a velocidade deu o tom.

Aos 5min de jogo, já aconteceu o primeiro bom momento da Espanha, com cruzamento na área, interceptado pela zaga. Em cruzamento seguinte, Raúl cabeceou para o alto, dentro da área, sem perigo para o goleiro.

Apesar da pressão espanhola, a Arábia Saudita começou o primeiro tempo buscando equiparar as ações, de forma a evitar uma goleada. Por isso, o time tocou mais a bola. Aos 8min, o árbitro marcou falta para os africanos na lateral direita, pela intermediária.

Quem teve a oportunidade de começar jogando foi o atacante Raúl. O astro do Real Madrid havia sido deixado no banco de reservas na primeira partida e vem buscando uma recuperação, ainda mais após o gol diante dos tunisianos. Aos 12min, Raúl chegou a tocar por entre as pernas do zagueiro na área.

A equipe espanhola continuou insidiosa na partida. Aos 16min, Joaquin tentou chute forte da entrada área em mais um lance de perigo. Aos 17min, Reyes também arriscou, agora dentro da área, batendo em cima do goleiro. Aos 21min, ele tentaria um novo chute, desta vez de fora.

O lance mais bonito da primeira etapa aconteceu aos 29min. Joaquin partiu em boa jogada individual, foi driblando e bateu bem. O problema foi que o goleiro saudita faz uma bela defesa. Outra jogada bonita veio aos 32min, quando Raúl tentou encobrir o coleiro, mesmo dentro da área. E, aos 43min, Reyes tentou aproveitar cruzamento da direita e chutou em cima do goleiro.

Raúl, porém, não teve a oportunidade de marcar o seu nem no segundo tempo. Afinal de contas, o técnico Luis Aragonés optou pela entrada de David Villa em seu lugar, que vinha atuando desde a estréia.

A Arábia Saudita tentou mais uma vez deixar o jogo mais igual na etapa complementar, com um chute a gol aos 10min. Só que a resposta espanhola veio aos 11min, com Joaquin recebendo na área pela esquerda e concluindo com a bola passando perto da área.

O mesmo Joaquin avançou bem aos 14min, mais uma vez pela esquerda, chutando bem, mas nas mãos do goleiro.

A partir dos 20min, a Espanha começou a ser envolvida pela Arábia Saudita, que passou a se animar no ataque. Ao perceber a ameaça do empate, o técnico Luis Aragones passou a fazer substituições, fazendo uso de dois titulares. O primeiro a entrar foi Xavi, com Fernando Torres no lugar de Reyes.

A última tentativa dos sauditas veio aos 44min, com Saad chutando longe, mesmo sozinho na frente da pequena área.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS