Copa do Mundo | Com GE.Net | 31/07/2007 11h43

CBF oficializa candidatura; Capital entre pré-selecionadas

Compartilhe:

Copa

Zurique (Suíça) - A primeira parte do sonho sul-mato-grossense em sediar uma Copa do Mundo passou por seu primeiro obstáculo. Em evento realizado na manhã desta terça-feira na sede da Fifa em Zurique, na Suíça, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, entregou a proposta do Brasil para sediar a Copa de 2014 a Joseph Blatter, com Campo Grande incluída entre as cidades pré-escolhidas.

De acordo com a CBF, entre os documentos já entregues à entidade máxima do futebol destacam-se a Declaração Governamental, assinada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e 11 Garantias Governamentais, fornecidas por seus ministros.

Além disso, o país apresentou a lista das 18 cidades de 22 pré-candidatas que sediariam as partidas do Mundial. Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo foram as escolhidas, além de Recife e Olinda, que terão candidatura única. Das 18 cidades, de 10 a 12 serão escolhidas até julho de 2008 para serem as sedes definitivas.

Da relação apresentada, quatro cidades terão estádios construídos especialmente para o evento: a Arena Zagallo, em Maceió, (AL), o Estádio Estrela dos Reis Magos, em Natal (RN), a Arena Recife-Olinda, em Pernambuco, e a Arena da Bahia, em Salvador, (BA). Os outros 14 seriam reformados, dentre eles está o Morenão, que já tem inclusive projetos em estudo.

Campo Grande deve concorrer diretamente com Cuiabá e Goiânia, todas capitais e pertecentes da Região Centro-Oeste. O prefeito Nelsinho Trad aposta na localização do Estado, um centro turístico do Brasil graças ao Pantanal, para levar vantagem em relação as outras sedes.

Embora durante a elaboração, Ricardo Teixeira tenha dito que o Maracanã e Morumbi precisariam melhorar muito para receber a Copa do Mundo, os dois estádios estão na lista e concorrem para receber os jogos da abertura e final do evento.

Entretanto, mesmo com a inclusão do estádio do Morumbi, o Estado de São Paulo não conseguiu ibncluir duas arenas como planejava. O secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, havia dito que além do estádio do Tricolor a expectativa era que um outro de médio porte fosse inscrito para receber jogos de um grupo de menor importância.

Para Ricardo Teixeira, o país tem condições totais de receber a Copa de 2014. "O Brasil coloca-se à disposição para escrever um novo e inesquecível capítulo na história das Copas. O país dispõe de todas as condições, em termos de infra-estrutura, de tecnologia e de capacitação humana, e irá se superar em tudo o que for preciso para realizar uma Copa do mais alto nível", garantiu o dirigente. Além dele, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário e o coordenador da candidatura brasileira, Rui Rodrigues, estiveram presentes ao evento. A grande ausência foi a de Pelé.

"Estamos aqui representando 180 milhões de brasileiros e temos 100% de certeza que o Brasil receberá a Copa de 2014 porque já mostrou ter capacidade de receber um evento desta magnitude", disse Romário.

No entanto, o presidente da Fifa fez questão de lembrar que o País ainda não garantiu a Copa. "Por enquanto, o Brasil ainda não recebeu a Copa", disse Blatter pouco antes da entrega da proposta. "Se algo acontecer com a candidatura brasileira, ainda teremos tempo de começar de novo, já que estamos um ano adiantados no processo decisório em relação a Copas anteriores", completou.

Inspetores da Fifa estarão no país entre agosto e setembro para vistoriar as instalações e dar um parecer sobre as condições encontradas. No dia 30 de outubro, a entidade decidirá se o Brasil sediará a Copa.

Confira abaixo as 18 cidades brasileiras candidatas e seus respectivos estádios:

Belém (PA) - Estádio Mangueirão
Belo Horizonte (MG) - Estádio Mineirão
Brasília (DF) - Estádio Mane Garrincha
Campo Grande (MS) - Estádio Morenão
Cuiabá (MT) - Estádio Verdão
Curitiba (PR) - Arena da Baixada
Florianópolis (SC) - Estádio Orlando Scarpelli
Fortaleza (CE) - Estádio Castelão
Goiânia (GO) - Estádio Serra Dourada
Maceió (AL) - Arena Zagallo
Manaus (AM) - Estádio Vivaldão
Natal (RN) - Estádio Estrela dos Reis Magos
Porto Alegre (RS) - Estádio Beira-Rio
Recife-Olinda (PE) - Arena Recife-Olinda
Rio Branco (AC) - Arena da Floresta
Rio de Janeiro (RJ) - Estádio Maracanã
Salvador (BA) - Arena da Bahia
São Paulo (SP) - Estádio do Morumbi

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS