Copa do Mundo | Gazeta Esportiva.Net | 28/06/2010 13h16

Brasil x Chile: disputa com o maior freguês para avançar

Compartilhe:

Johanesburgo (África do Sul) - A seleção brasileira não poderia esperar um adversário mais apropriado para seu primeiro mata-mata na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, às 15h30 (de Brasília), o técnico Dunga comanda a equipe canarinho contra seu maior freguês dos últimos anos: o Chile. Mas a ordem no grupo pentacampeão é esquecer as goleadas passadas.

"Estatísticas não servem para nada, temos que respeitar todos os adversários. São grandes jogadores, e o Brasil vai jogar como sempre, indo para cima em busca da vitória", afirmou o atacante Robinho, que volta à equipe depois de ter sido poupado na rodada de encerramento do Grupo G.

Há 20 anos sem saber o que é cair nas oitavas de final, a seleção brasileira defende o tabu com discurso de dificuldade. Apesar de ter comandado o conjunto nacional em cinco triunfos contra os chilenos (sequer perdeu ou empatou), Dunga trata de enaltecer a evolução que o adversário apresenta desde a última derrota para o Brasil e avisa que técnica não será suficiente para se sobressair no estádio Ellis Park, em Johanesburgo.

"Sem dúvida que o Chile vem crescendo com o Marcelo Bielsa, trata-se de uma equipe competitiva e que luta até o final. Ele saber tirar o melhor dos jogadores. A história faz parte do passado, temos que jogar a próxima, e os jogadores sabem disso. O que passou só é bom para falar para os amigos", apontou.

Bielsa esteve no comando da seleção chilena em duas derrotas para o Brasil, enquanto os outros tropeços tiveram Nélson Acosta como comandante. Mas, para superar novamente o oponente, Dunga não confirma qual escalação colocará em campo. O certo é que Kaká está de volta, após cumprir suspensão automática na rodada passada, quando ficou comprovado que a seleção sofre uma crise de criatividade sem seu camisa 10.

Robinho, poupado diante dos portugueses, também está garantido, assim como Elano, que está recuperado de contusão no tornozelo direito. A grande dúvida é o volante Felipe Melo, que voltou aos treinos no domingo depois de ser submetido a tratamento no tornozelo esquerdo. Dunga só decidirá a situação do atleta horas antes de a bola rolar. Se o volante for vetado, Josué deve ganhar uma oportunidade entre os titulares.

E o Chile também tem mudanças, já que Marcelo Bielsa não poderá contar com sua dupla de zaga titular: Ponce e Medel estão suspensos. Assim, Contreras entra em uma das vagas, e o lateral esquerdo Jara será deslocado para completar o setor. Desta forma, Vidal deixa o meio-campo para atuar na ala.

No ataque, Humberto Suazo tem a chance de retornar à equipe, pois está praticamente recuperado de problemas na coxa e no ombro esquerdos. O artilheiro das Eliminatórias Sul-americanas está pronto, mas Bielsa não confirma sua entrada, que seria no lugar do ex-palmeirense Valdívia. No meio-campo, Carmona e Matías Fernandez voltam de suspensão automática.

Apesar da série de derrotas para os brasileiros, o argentino Marcelo Bielsa descarta alimentar o clima de revanche entre os jogadores. "No futebol, a palavra vingança marca um tipo de comportamento que tento sempre evitar. Perdemos jogos para o Brasil e teremos um novo capítulo agora", comentou.

FICHA TÉCNICA
BRASIL X CHILE

Local: Ellis Park, em Johanesburgo (África do Sul)
Data: 28 de junho de 2010, segunda-feira
Horário: 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Howard Webb (da Inglaterra)
Assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey (Ambos da Inglaterra)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué), Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga

CHILE: Bravo; Isla, Contreras, Jara e Vidal; Carmona, Millar, Matías Fernandez e Valdívia (Suazo); Alexis Sanchez e Beausejour
Técnico: Marcelo Bielsa

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS