Copa do Mundo | Da redação (Com Terra) | 21/06/2006 17h01

Brasil e Japão jogam amanhã buscando objetivos distintos

Compartilhe:

Bergisch Gladbach (Alemanha) - Talvez seja a redenção de Ronaldo e Adriano. Talvez signifique a classificação do Japão para as oitavas. Talvez Ronaldinho Gaúcho finalmente mostre seu futebol.

E é nesse clima que brasileiros e japoneses entram em campo nesta quinta-feira (22), às 15h (MS), em Dortmund, com cada equipe buscando objetivos distintos.

Para o Japão, treinado pelo brasileiro Zico, a partida vale a classificação para as oitavas. O galinho de quintino, como era conhecido nos tempos de jogador do Flamengo, disse que o Brasil não precisa respeitá-lo.

"Se tiver de fazer cinco, seis, tem de fazer. Esse carinho e esse respeito é bom. Trabalhei com muitos do que estão aí e quero muito bem a eles", afirmou.

O treinador tem poucas esperanças de ver o Japão classificado para a próxima fase da Copa do Mundo. Além de vencer o Brasil, tem de torcer para que a Austrália não bata a Croácia. Se a Croácia vencer, ainda tem de fazer um saldo de gols maior que o do adversário.

"Nem mesmo a vitória pode nos assegurar um lugar. Se a Austrália vencer, estamos fora", disse. Ainda assim, ele diz que o Japão precisa fazer a sua parte. Zico só vai anunciar o nome dos jogadores que vão entrar em campo momentos antes do jogo.

Já o Brasil busca finalmente mostrar um bom futebol, tal qual aquele que o havia credenciado como um dos favoritos a conquista da Copa do Mundo. A dúvida fica quanto a escalação que Parreira irá utilizar. O técnico não confirma, mas uma das únicas certezas é que Ronaldo vai jogar para ganhar mais ritmo de jogo.

"Vamos anunciar o time apenas na quinta-feira. É óbvio que todos os 23 jogadores querem jogar, mas a decisão será nossa", disse Parreira, que ouviu o capitão Cafu e outros atletas pedirem para não serem poupados.

Além de querer testar alguns jogadores que poderão até virar titulares no mata-mata, Parreira vai levar em consideração as opiniões dos médicos e dos preparadores físicos. Emerson, Cafu, Ronaldo e Robinho estão pendurados com um cartão amarelo e merecerão atenção especial.

"Isso também será observado na hora de decidir a escalação. Porém, se algum deles entrar e acabar suspenso nas oitavas-de-final também não será o final do mundo. Temos outros jogadores de qualidade para substituí-los", completou o treinador.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS