Copa do Mundo | Da redação | 18/06/2006 16h04

Brasil bate Austrália no sufoco e garante sua classificação

Compartilhe:
Adriano comemora gol; Ronaldo recebe apoio de Parreira; Dida fez belas defesas; e Fred selou a vitória Brasileira Adriano comemora gol; Ronaldo recebe apoio de Parreira; Dida fez belas defesas; e Fred selou a vitória Brasileira (Foto: AFP)

Munique (Alemanha) - Em mais uma apresentação instável, o Brasil venceu neste domingo (18) a Austrália por 2 a 0, com gols de Adriano e Fred. A seleção brasileira foi pressionada durante todo o jogo pelos australianos, mas contou com uma bela atuação do goleiro Dida e do volante Zé Roberto para sair com a vitória, que garantiu a classificação do Brasil para a segunda fase da Copa do Mundo.

A partida começou com uma boa troca de passes entre Ronaldo e Kaká, que resultou num chute do meia que passou muito perto do gol de Schwarzer. Mas após este lampejo de quadrado mágico, a seleção não conseguiu penetrar na defesa australiana, trocando passes sem objetividade. Ronaldo ainda teve mais duas oportunidades de marcar. Numa, o atacante chutou perto da meta australiana, já na outra, o fenômeno furou após passe de Kaká.

Na início da segunda etapa, aos 4min, o Brasil abriu o placar após Ronaldo receber passe do novamente apagado Ronaldinho Gaúcho e em jogada individual tocar para Adriano, que puxou para a perna esquerda e bateu rasteiro no canto, sem chances para o goleiro australiano. Na comemoração, o jogador junto com seus companheiros de equipe homenagearam seu filho recém-nascido.

Aos 27min, Parreira trocou Emerson - pendurado com cartão amarelo - por Gilberto Silva e Ronaldo por Robinho. As alterações, principalmente a entrada do atacante, deram mais movimentação e velocidade ao ataque brasileiro. Em apenas alguns minutos, Robinho já era o jogador do Brasil que mais havia finalizado durante toda a partida junto com Ronaldo.

Apesar disso os contra-ataques australianos, ocasionados por saídas erradas da defesa brasileira, assustaram bastante. Kewell e Viduka chegaram muito perto de marcarem o gol de empate da Austrália, mas em ambas as oportunidades chutaram para fora para desespero do treinador da equipe, o holandês Guus Hiddink.

Então aos 43min, o técnico brasileiro decidiu sacar Adriano e colocar Fred. Predestinado, o atacante marcou o segundo gol brasileiro dois minutos depois, pegando o rebote do chute na trave de Robinho e tendo apenas o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes. Ao final do jogo, o volante Zé Roberto foi eleito o melhor jogador da partida pela comissão organizadora.

Confira as notas do Esporte Ágil aos jogadores:

Titulares

Dida: Errou feio em apenas um lance, quando saiu do gol e entregou a bola nos pés do atacante australiano, que por sorte chutou para fora. Mas suas brilhantes defesas apagaram seu erro. Nota 8.

Cafú: Correu, marcou e apareceu como opção no lado direito. Errou muitos cruzamentos. Nota 6.

Lúcio: Consistente na defesa e ainda ajudava no ataque. Mostrou raça. Nota 6,5.

Juan: Na defesa foi bem, apesar de falhar algumas vezes na cobertura de Cafú. Já no ataque, não mostrou ter intimidade com a bola. Nota 6,5.

Roberto Carlos: Não parece ser um lateral experiente. Nervoso muitas vezes, errou passes fáceis e dava chutões constantemente. Ajudou mais na marcação. Nota 5,5.

Emerson: Marcou muito, mas errou muitos passes. Foi substituído por ter levado um cartão amarelo. Estava visivelmente sobrecarregado no meio-campo. Nota 6.

Zé Roberto: Errou um passe que quase complicou o Brasil, mas recuperou a bola na mesma jogada. Mostrou muita raça e salvou a equipe em alguns momentos decisivos, além de conduzir bem a bola. Nota 8.

Kaká: Carregou bem a bola, apareceu para o jogo, tabelou bem, mas finalizou mal. Nota 6,5.

Ronaldinho Gaúcho: Parece sentir a pressão. Não é mais o sorridente atleta do Barcelona, mas um preocupado meia do Brasil. Apesar de ter distribuído e armado a equipe está demorando muito para passar a bola. Nota 5,5.

Adriano: Marcou o primeiro gol brasileiro do jogo, apesar de não estar fazendo uma boa partida ao lado de Ronaldo. Subiu de produção com a entrada de Robinho até ser substituído. Nota 7.

Ronaldo: Mostrou evolução em relação a partida anterior, participando inclusive da jogada do primeiro gol do Brasil, mas pode render muito mais. Ainda está lento e sem tempo de bola. Nota: 5,5.

Entraram

Robinho: Entrou e deu velocidade a equipe. Chutou a gol e chegou perto de marcar o seu. Nota: 7.

Gilberto Silva: Cumpriu o papel que Emerson estava fazendo até então. Nota: 6.

Fred: Apesar de jogar apenas 5min, marcou o gol que selou a vitória brasileira. Nota: 8.

Técnico

Parreira: Mexeu com os brios da equipe no intervalo. A entrada de Robinho melhorou o time e colocou Gilberto Silva prevendo uma expulsão de Emerson. Devia ter colocado Fred em campo antes. Nota 7.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS