Copa do Mundo | Terra Esportes | 25/06/2006 16h16

Beckham salva Inglaterra com gol de falta contra Equador

Compartilhe:
Beckham comemora gol de falta; Rooney pouco produziu, isolado no ataque; e equatorianos por pouco não superaram ingleses Beckham comemora gol de falta; Rooney pouco produziu, isolado no ataque; e equatorianos por pouco não superaram ingleses (Foto: AFP)

Stuttgart (Alemanha) - A Inglaterra voltou a apresentar futebol pouco convincente, neste domingo, em Stuttgart, mas superou o Equador por 1 a 0 e sobreviveu às oitavas-de-final. Em um jogo de poucas oportunidades, um gol de falta de David Beckham deu a vitória ao time de Sven-Goran Eriksson.

Com o resultado, a seleção inglesa igualou o desempenho da última Copa do Mundo e se garantiu entre as oito melhores. Na próxima partida, marcada para sábado, às 12h (de Brasília), em Gelsenkirchen, luta por uma vaga nas semifinais contra o vencedor do confronto entre Portugal e Holanda.

Eriksson armou a Inglaterra com cinco homens no meio-campo e Wayne Rooney isolado no ataque. O substituto do contundido avante Michael Owen foi o cabeça-de-área Michael Carrick, que acabou ficando sem função no jogo, escondido atrás da linha formada por seus quatro companheiros de meio.

Assim, o time britânico teve posse de bola durante boa parte do tempo, mas criou muito pouco. A melhor oportunidade da etapa inicial foi do equatoriano Carlos Tenório, que ficou cara a cara com o goleiro Paulo Robinson e acertou o travessão.

O equilíbrio só foi quebrado após o intervalo, aos 14min, quando David Beckham acertou cobrança de falta no canto direito de Christian Lara e balançou a rede. Eriksson, então, tratou de garantir o resultado deixando sua equipe ainda mais defensiva, com Jamie Carragher no lugar de Joe Cole.

O jogo - A Inglaterra começou a partida com o domínio da posse de bola e boa movimentação ofensiva. Com Wayne Rooney isolado no ataque, os meias trocavam muitos passes em busca de espaço na zaga adversária.

A primeira oportunidade, no entanto, foi do Equador. Aos 10min, John Terry falhou na tentativa de afastar de cabeça, e a bola sobrou limpa para Carlos Tenório. Na cara do gol, o atacante demorou para bater e teve o chute desviado por Ashley Cole. Paul Robinson apenas observou a bola explodir em seu travessão.

Como não tinha nenhum companheiro no ataque, Rooney fazia apenas o trabalho de pivô e ajeitava para os companheiros baterem de fora da área. Aos 17min, Steven Gerrard bateu colocado da meia esquerda e errou por pouco.

Com a bola no chão e passes rápidos, os equatorianos deixaram o jogo equilibrado. Aos 20min, Edison Méndez bateu falta da meia esquerda, e a bola quase entrou após desvio de Ferdinand. Os ingleses responderam em chute de fora da área de Lampard, após boa troca de passes no meio-campo.

Nada mudou após o intervalo. Os técnicos mantiveram suas formações iniciais, e o jogo ficou ainda mais carente de grandes emoções. O panorama só foi alterado aos 14min, quando Beckham acertou cobrança de falta no canto direito de Christian Mora e abriu o placar.

O Equador, então, partiu em busca do empate, mas não teve força para evitar a eliminação. Para assegurar o resultado e resolver os problemas de marcação do lado direito, Eriksson promoveu a entrada de Jamie Carragher no lugar de Joe Cole. Assim, sem brilho, os ingleses avançaram às quartas-de-final.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS