Copa do Mundo | Terra Esportes | 23/06/2006 00h30

Austrália empata com Croácia e se classifica para 2ª fase

Compartilhe:

Stuttgart (Alemanha) - A Austrália garantiu presença nas oitavas-de-final de uma Copa do Mundo pela primeira vez na história na tarde desta quinta-feira. Depois de sair em desvantagem diante da Croácia em Stuttgart, o time comandado pelo técnico Gus Hiddink buscou o empate por 2 a 2 e assegurou sua permanência na Alemanha.

Com este resultado, a Austrália chega aos quatro pontos e termina na segunda colocação do Grupo F. Desta forma, a equipe enfrenta a Itália nas oitavas-de-final às 12h desta segunda-feira, em Kaiserslautern. Com dois pontos ganhos, a Croácia encerra sua campanha no terceiro lugar da chave. Classificado com antecedência, o Brasil apenas cumpriu tabela contra o Japão.

Em jogada de bola parada, a Croácia abriu o placar com Srna logo no começo. Precisando do resultado, a Austrália saiu para o jogo e chegou ao empate com Moore em cobrança de pênalti. No início do segundo tempo, Kovac bateu da entrada da área e Kalac aceitou. Doze minutos antes do final, Kewell garantiu a classificação australiana.

Depois de conquistar a terceira colocação com os gols de Davor Suker em 1998, a Croácia fracassou nos dois últimos Mundiais. Em 2002, a equipe caiu na primeira fase e viu a classificação de México e Itália. Na Alemanha, o time croata novamente não consegue participar das oitavas-de-final.

No comando da seleção australiana, o técnico Gus Hiddink continua sua caminhada na Alemanha. Desde 1998, o treinador holandês leva suas seleções às semifinais dos Mundiais. Dirigindo a Holanda na Copa disputada na França, ele caiu diante do Brasil nos pênaltis. Quatro anos depois, com a Coréia, foi eliminado pela Alemanha.

O Jogo - O confronto começou movimentado. Logo aos 2min, a Croácia teve uma falta na entrada da área. Srna bateu com perfeição, no canto superior direito do gol defendido por Kalac e abriu o placar. O gol no início deixou a partida ainda mais aberta.

Quatro minutos depois, a Austrália reclamou muito de um lance polêmico dentro da área croata. Mark Viduka recebeu, fez o giro em cima de Simunic e caiu. Impassível, o árbitro britânico Graham Poll não deu bola para o escândalo do capitão australiano e mandou seguir.

Apesar de dominar as ações, a Austrália não conseguia criar boas oportunidades. O time comandado pelo técnico Gus Hiddink assustava apenas nos chutes de fora da área. Depois dos 30min, Kewell e Culina arriscaram de fora da área com algum perigo.

Sem criatividade, a Austrália contou com uma ajuda providencial para fazer o gol aos 37min. Após cruzamento vindo da direita, Tomas subiu com o braço estendido e, de forma inexplicável, tocou na bola com a mão. O juiz marcou pênalti e o zagueiro Moore não desperdiçou a oportunidade.

Disposta a não cair na primeira fase novamente, a Croácia voltou mais atenta para a etapa complementar e retomou a vantagem aos 11min. Niko Kovac aproveitou a passividade da marcação australiana e avançou com tranqüilidade até chutar despretensiosamente. O goleiro Kalac se atrapalhou com o quique da bola e aceitou.

A Austrália teve duas grandes oportunidades de empatar novamente a partir dos 25min. Após confusão dentro da área, a bola sobrou limpa para Kewell, que chutou para defesa de Pletikosa. No lance seguinte, a zaga européia se atrapalhou após cobrança de escanteio e o goleiro croata defendeu em cima da linha.

O árbitro inglês Graham Poll não marcou pênalti claro para a Austrália aos 30min da etapa complementar. Em um lance idêntico ao que gerou a penalidade, Tomas subiu com o braço estendido dentro da área e tocou com a mão na bola, mas desta vez o juiz ignorou a jogada.

Aos 33min do segundo tempo, a torcida australiana explodiu com o gol da classificação. Após cruzamento vindo da direita, a bola foi desviada de cabeça no meio da área e Kewell, em posição duvidosa, completou para o fundo das redes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS