Copa do Mundo | Terra Esportes | 16/06/2006 14h49

Argentina massacra Sérvia e classifica-se para as oitavas

Compartilhe:
Crespo, Riquelme e Tevez comemoram gol argentino; Cambiasso comemora gol após bela jogada de sua seleção; mais abaixo, Messi volta a atuar pela Argentina Crespo, Riquelme e Tevez comemoram gol argentino; Cambiasso comemora gol após bela jogada de sua seleção; mais abaixo, Messi volta a atuar pela Argentina (Foto: AFP)

Gelsenkirchen (Alemanha) - A Argentina venceu sua segunda partida na primeira fase da Copa 2006, pelo Grupo C, ao bater a seleção de Sérvia e Montenegro por 6 a 0, nesta sexta-feira, no estádio de Gelsenkirchen, na Alemanha.

Os argentinos optaram por partir para o ataque desde o início da partida e começaram a colher os frutos logo aos 6min de jogo. Maxi Rodriguez recebeu na área, após boa jogada de Saviola pela esquerda, e mandou para o gol.

Só que aos 16min, a Argentina teve uma baixa com a distensão de Lucho González. Em seu lugar, entrou Cambiasso, que ficou no banco após a vitória por 2 a 1 diante da Costa do Marfim, no último sábado.

E foi Cambiasso o responsável por ampliar a contagem. Aos 31min, depois de boa jogada tramada na linha intermediária, Crespo tocou de calcanhar para Cambiasso, que recebeu no meio da área e chutou bonito.

Com 2 a 0 no placar, os argentinos quase ampliaram novamente com Crespo, aos 36min. O jogador, porém, não ouviu o apito de impedimento do árbitro, chutou para o gol, balançou as redes, mas tomou cartão amarelo.

Só que não demorou muito para que, aos 41min, Maxi Rodriguez marcasse seu segundo no Mundial. Saviola roubou bem a bola à direita do ataque argentino, cortou o zagueiro e cruzou para a área. Marcado, Crespo não aproveitou, mas o autor do primeiro gol repetiu a dose no fim da jogada.

Crespo, contudo, teve a oportunidade de fazer os argentinos igualarem a maior goleada da Copa. Após bom cruzamento de Messi pela esquerda, em jogada de linha de fundo, o atacante do Chelsea não perdoou e mandou para o gol. O problema é que seria de Tevez a missão de ultrapassar essa marca, com o quinto gol, aos 39min do segundo tempo.

E Messi ainda fez o sexto, aos 43min, confirmando que está em boa forma para brilhar como em todas as previsões antes de sua contusão.

Com o resultado, a Argentina classificou-se para as oitavas-de-final, graças também a vitória da Holanda sobre a Costa do Marfim por 2 a 1 na segunda partida do dia, que teve seu início às 13h (Brasília).

O jogo - A Argentina começou o jogo bem disposta e conseguiu um escanteio logo no primeiro minuto de partida, em jogada de Riquelme. E, logo aos 6min, em boa jogada de Sorin e Riquelme, veio o lance que resultou no gol marcado por Maxi Rodriguez, sem chances para o goleiro Jevric.

Aos 9min, a equipe de Sérvia e Montenegro até tentou sua primeira subida importante ao ataque, com Predrag Djordjevic chutando e a bola passando por cima do gol.

Mesmo com a baixa diante da saída de Lucho González, aos 17min, os argentinos não se intimidaram, embora tenham contido mais o ritmo para segurar a pressão que os adversários tentavam impor.

Em seu lugar, quem entrou foi Cambiasso, sacado no jogo contra a Costa do Marfim e que estava no banco diante da ex-Iugoslávia. Mas ele soube aproveitar bem a nova oportunidade dada pelo técnico José Pekerman.

Aos 28min, tocou bem para Riquelme, que fintou o zagueiro e chutou da entrada da área, por cima do gol. E aos 31min, depois de receber um passe de calcanhar de Crespo na área, estufou bem as redes em um belo gol.

Antes disso, o time de Sérvia e Montenegro até tentava equilibrar as ações, como em uma cobrança de falta aos 26min, quando chegou com perigo, mas viu o lance interrompido com uma falta marcada sobre Sorin.

Ainda no primeiro tempo, aos 36min, o atacante Crespo parecia marcar aquele que seria o terceiro gol, mas o árbitro italiano deu cartão amarelo por ele não ter ouvido o apito marcando impedimento corretamente.

O terceiro gol veio mesmo aos 41min, pouco antes do intervalo. Saviola roubou boa bola na direita do ataque e passou para o segundo de Maxi Rodriguez na partida.

No segundo tempo, a Argentina continuou a aposta na liberdade de Saviola e em boas triangulações na entrada da área. Aos 7min, o próprio Saviola tabelou com Sorin que, com um passe de calcanhar, colocou o meia para dividir com o goleiro, mesmo em condição de impedimento.

E aos 9min, Saviola apareceu bem de frente para o gol, mas foi derrubado na entrada da área de Sérvia e Montenegro. Depois de uma grande atuação, participando dos gols no primeiro tempo, o atleta deixou o gramado.

Quem entrou em seu lugar foi Carlos Tevez, do Corinthians, em sua primeira participação no Mundial, depois de substituir Saviola aos 13min. Ele passou a ser responsável por prender a bola no ataque e diminuir bem as ações de sérvios e montenegrinos.

A situação do time do técnico Ilija Petkovic piorou aos 20min, quando Kezman foi expulso por uma falta dura em Mascherano, também do Corinthians. E, com um homem a menos, ficou difícil imaginar uma reação.

Aos 30min, até Maradona, mais uma vez na torcida, comemorou a entrada de Lionel Messi, no lugar de Maxi Rodriguez. O jogador vinha afastado das partidas desde março e ficou de fora da vitória que marcou o título do Barcelona na Copa dos Campeões da Europa, dia 16 de maio.

Pouco antes de sua entrada, aos 28min, Riquelme passou a assumir as movimentações de Saviola e tocou de calcanhar para Crespo, que caiu na área, mas o árbitro Roberto Rosetti não marcou nada.

Aos 33min, Messi fez justiça às expectativas da torcida e preparou a jogada do quarto gol da partida, o segundo de Crespo na Copa do Mundo. E Tevez, aos 39min, fez também a alegria dos corintianos ao fazer o quinto. Mas quem deu número finais foi o próprio Messi.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS