Copa do Mundo | Terra Esportes | 20/06/2006 15h08

Alemanha vence o Equador por 3 a 0 e assegura os 100%

Compartilhe:
Alemães cantam hino com apoio da torcida; Klose é o novo artilheiro ca Copa, com 4 gols; Podolski finalmente marcou o seu; Klinsmann diz que missão da 1ª fase foi cumprida; e Ballack agradece apoio Alemães cantam hino com apoio da torcida; Klose é o novo artilheiro ca Copa, com 4 gols; Podolski finalmente marcou o seu; Klinsmann diz que missão da 1ª fase foi cumprida; e Ballack agradece apoio (Foto: AFP)

Berlim (Alemanha) - A Alemanha derrotou o Equador por 3 a 0 nesta terça-feira e assegurou o primeiro lugar do Grupo A na Copa 2006. A anfitriã do Mundial agora espera pelo segundo colocado do Grupo B, entre Inglaterra, Suécia e Trinidad e Tobago, enquanto os equatorianos pegam o primeiro.

O grande nome da partida foi Miroslav Klose, autor de dois gols marcados ainda no primeiro tempo. O Equador, por sua vez, sentiu a falta de referência na área proporcionada pelo atacante Carlos Tenório, poupado, autor de dois gols na Copa, contra a Polônia (2 a 0) e contra a Costa Rica (3 a 0).

Klose abriu o placar aos 4min de jogo. Depois de cruzamento na área, com a bola partindo da esquerda, ela acabou caindo na direita. Tocada para trás, Klose recebeu de frente e chutou para marcar.

O segundo veio alguns minutos antes do intervalo da partida, apitada pelo árbitro russo Valentin Ivanov. E Klose teve que dividir os méritos com o astro Michael Ballack que, próximo à meia-lua, pegou bem embaixo da bola para lançá-lo. Ele deu um jogo de corpo com a bola para vencer o goleiro.

Já o terceiro surgiu em um contra-ataque rápido armado pela equipe comandada por Jurgen Klinsmann. Correndo na mesma linha da defesa, Podolski recebeu cruzamento da direita na área e balançou as redes aos 12min do segundo tempo no Estádio Olímpico de Berlim.

O futebol apresentado contra os equatorianos foi bem superior ao do jogo contra a Polônia, em que a vitória por 1 a 0 só foi assegurada nos últimos minutos, em cruzamento de Odonkor para Neuville, ambos recém-saídos do banco de reservas.

Com 100% de aproveitamento na primeira fase, os alemães confirmam o favoritismo no grupo e jogam por terra a vantagem que o Equador tinha do empate na última rodada do Grupo A da primeira fase.

A Alemanha não conseguia esse desempenho desde 1990, quando foi campeã na edição do Mundial disputada na Itália. No outro jogo válido pela última rodada do Grupo A, a Polônia bateu a Costa Rica de virada, por 2 a 1, na despedida de ambas as seleções.

O jogo - A Alemanha quase não deu chances para o Equador no primeiro tempo, com os sul-americanos sofrendo com a falta de referência na área, até então proporcionada por Carlos Tenório, que foi poupado da partida.

Logo após o gol de Klose aos 4min, os equatorianos chegaram a fazer duas faltas seguidas diante da área. Mesmo com tanto cuidado, Miroslav Klose continuava se posicionando com liberdade para aproveitar os lances de frente.

Aos 14min, por exemplo, os alemães tentaram mais um cruzamento para o atacante. Confirmando a pressão, aos 19 min Schneider aproveitou cruzamento da esquerda e chutou com perigo.

Mesmo quando não chegavam com classe, a Alemanha tentava aproveitar as chances a todo custo. Aos 28min, Huth chegou empurrando para tentar aproveitar levantamento na área, após cobrança de falta. Outro lance perigoso veio aos 32min, quando Schweinsteiger pisou na bola no meio-campo.

Sem criar oportunidades, apesar de lances isolados, os equatorianos ainda sofreram o segundo aos 43min, mais uma vez com Klose.

O maior perigo criado pelo Equador veio aos 37min. Depois de um corta-luz praticamente involuntário na área, Kaviedes recebeu na esquerda, bateu com força, mas a bola foi para fora, sem assustar tanto.

Embora os sul-americanos tenham tentado colocar mais pressão no início da etapa complementar, os alemães continuaram mais organizados em campo, a ponto de aproveitar o contra-ataque rápido que resultou no terceiro gol, aos 12min, após cruzamento aproveitado por Podolski.

Momentos antes, Mendez havia ameaçado o goleiro Lehmann com um chute forte para o gol, que o atleta do Arsenal teve que espalmar para a linha de fundo. O problema era que os alemães estavam longe de querer administrar e o Equador precisou tentar pará-los, também a qualquer custo. Como na falta dura de Valência em Ballack, aos 7min, punida com cartão amarelo.

Klose voltou a aparecer bem no segundo tempo quando, aos 14min, cruzou para trás e Podolski recebeu mais uma vez da esquerda, quase repetindo a dose do terceiro gol da partida em Berlim. Aos 21min, ele acabou sendo substituído Neuville, autor do gol contra a Polônia, sendo cumprimentado por todos os jogadores presentes no banco de reservas.

Além de não ter Tenório, o técnico do Equador ainda poupou outros titulares para as oitavas-de-final, como o atacante Delgado e o zagueiro Hurtado. Com isso, ficou longe de ameaçar a vitória diante da torcida alemã.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS