Copa do Mundo | Terra Esportes | 24/06/2006 16h50

Alemanha confirma o favoritismo e passa fácil pela Suécia

Compartilhe:
Isaksson foi o destaque suéco; brasileiro Símon apitou o jogo; Ibrahimovic mostrou pouco futebol; Podolski fez os gols alemães; e Klose se destacou como Isaksson foi o destaque suéco; brasileiro Símon apitou o jogo; Ibrahimovic mostrou pouco futebol; Podolski fez os gols alemães; e Klose se destacou como "garçom" (Foto: AFP)

Munique (Alemanha) - A Alemanha não decepcionou os 66 mil torcedores que compareceram à Allianz Arena, neste sábado, e venceu a Suécia por 2 a 0. Com um futebol convincente e gols de Lukas Podolski, os comandados de Jürgen Klismann levaram a melhor no jogo que abriu as oitavas-de-final da Copa do Mundo.

O triunfo credenciou os anfitriões da competição à disputa das quartas-de-final. O adversário da próxima partida, marcada para a próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília), em Berlim, sai do confronto entre Argentina e México.

O destaque da vitória alemã sobre os suecos foi o atacante Miroslav Klose, que, em 12 minutos, já havia criado as jogadas para os dois gols de Podolski. Ainda no primeiro tempo, ele puxou contra-ataque e conseguiu causar a expulsão do zagueiro Teddy Lucic.

Mesmo com um a menos, a Suécia conseguiu um pênalti no início da etapa final. Henrik Larsson, no entanto, mandou para os ares a cobrança e as esperanças de sua equipe de sobreviver no Mundial.

O jogo - A Alemanha partiu para cima da Suécia desde o início da partida. Logo aos 4min, Klose recebeu na risca da área, passou no meio de dois e teve o chute impedido pelo goleiro Isaksson. Lukas Podolski apareceu no rebote para abrir a contagem.

Pouco depois, Podolski concluiu jogada armada por Ballack e quase ampliou. A resposta dos suecos veio com Henrik Larsson, que aproveitou falha da zaga alemã e bateu na rede pelo lado de fora.

Não demorou, no entanto, para que os anfitriões voltassem chegar às redes. Aos 12min, Klose dominou na meia lua e carregou para a esquerda, atraindo a marcação de três adversários. Na seqüência, rolou para Podolski, que só teve o trabalho de tirar do goleiro.

Mesmo com dois gols de vantagem, a Alemanha seguiu imprimindo ritmo muito forte. As oportunidades apareciam com freqüência, e o placar só não era ampliado porque o goleiro sueco Isaksson estava em jornada inspirada.

Aos 17min, o camisa um fez bela defesa em chute de fora da área de Ballack. Mais tarde, aos 32min, evitou gol certo de Klose após grande jogada de Philipp Lahm pela esquerda. Isaksson ainda faria defesas espetaculares em chutes de Frings e Schweinsteiger.

Se a superioridade alemã era clara, a situação dos suecos ficou ainda mais complicada aos 37min, quando Teddy Lucic puxou a camisa de Klose e foi expulso pelo árbitro brasileiro Carlos Eugênio Simon. Para recompor a zaga, Lars Lagerback trocou Kim Kallstrom por Petter Hansson.

Apesar disso, os torcedores da Suécia voltaram a ter esperança no início da etapa final. Aos 6min, Ibrahimovic fez sua primeira boa jogada na partida e tocou para Larsson, que sofreu pênalti. O próprio Larsson fez a cobrança e errou feio, mandando por cima.

A partir daí, o ritmo caiu. A Alemanha resolveu adotar uma tática mais cadenciada e chegou com perigo em poucas oportunidades. Na melhor delas, Ballack bateu de fora da área e obrigou Isaksson a praticar novo milagre, jogando a bola na trave.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS