Copa do Mundo | AFP | 13/11/2007 16h04

África do Sul vê ameaça de greve nas obras para a Copa

Compartilhe:

Cidade do Cabo (África do Sul) - Os preparativos para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul podem ser interrompidos, já que um sindicato ameaça ampliar o movimento de greve em vigor nas obras do estádio de Durban a todos os locais ligados ao Mundial.

O sindicato nacional de mineiros (NUM), ao qual muitos operários da construção civil são afiliados, informou à AFP estar disposto a apresentar uma demanda à justiça - procedimento obrigatório do direito sul-africano - para ampliar o movimento.

"A demanda está nas mãos de nossa equipe legal e a apresentaremos, no mais tardar, na quarta-feira", declarou Lesiba Seshoka, porta-voz do NUM, maior sindicato do país.

A ação diz respeito às obras nos outros nove estádios que receberão partidas da Copa, assim como aos trabalhos nas infra-estruturas de transporte.

As obras do estádio Moses Mabhida de Durban estão paradas há seis dias, desde que os operários decidiram cruzar os braços para obter um bônus mensal e melhores condições de segurança.

O comitê organizador do Mundial manifestou preocupação com o risco de propagação da greve.

Na Cidade do Cabo, no estádio de Green Point, os trabalhadores já fizeram greve em duas ocasiões. Apesar dos problemas, os organizadores não cansam de repetir que a África do Sul estará preparada para a primeira Copa do Mundo no continente mais pobre do planeta.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS