Ciclismo | Da redação | 01/01/2005 12h32

Paranaense é favorito na Copa América

Compartilhe:

Campeão da Prova Ciclística 9 de Julho, do Meeting Internacional de Goiânia e do Desafio Extra de Fórmula-1 em 2004, o paranaense Nilceu Aparecido dos Santos é um dos principais favoritos para a Copa América de Ciclismo, que será disputada no dia 9 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Além da motivação natural pela prova, Nilceu "The Flash" tem mais uma razão para se empenhar na disputa. Afinal, ele vai estrear na equipe Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos, líder do ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Depois de dois anos afastado das competições por doping, o atleta de 27 anos está passando por uma das melhores fases da carreira. Por causa de suas característica de sprintista, de chegar com muita velocidade, ele espera poder brigar por mais um título na abertura da temporada 2005. "Gosto muito deste tipo de prova e acho que posso com a ajuda dos meus companheiros de equipe fazer um bom papel", comentou o atleta que defendia a Memorial/Santos.

Pela quarta vez em Interlagos, a Copa América é uma prova-show, em que os participantes têm de mostrar velocidade e ótima chegada. A prova da categoria Elite masculina terá dez voltas no circuito. Além da premiação para os ciclistas mais bem colocados na classificação geral, a competição dará bônus para as metas volantes. Ao todo, serão distribuídos cerca de R$ 21 mil em prêmios.

Além das principais equipes do Brasil, a organização convidou atletas da Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Portugal e Itália. Em 2004, os vencedores da prova foram o uruguaio Alem Rayes e a brasileira Uênia Fernandes. Além de ser uma prova-espetáculo, a Copa América serve como preparação para a Volta Internacional do Estado de São Paulo, uma das principais do país, que será disputada de 16 a 23 de janeiro por várias cidades do interior.

O evento é aberto a ciclistas de todas as idades. As categorias da prova são as seguintes: elite, masculina e feminina, master (acima de 40 anos), open speed (sub-30, juvenil, sênior A e universitários), open juvenil (12 a 15 anos), open infantil (9 a 11 anos), kids (5 a 8 anos) e free-power MTB e free-power Speed (a partir de 16 anos). As inscrições serão limitadas a 200 atletas na elite masculina e a 100 na feminina.

As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 4 de janeiro, ou quando for atingido o número limite de cada categoria. Os interessados podem confirmar participação pelo site www.copaamericadeciclismo.com.br, ou na subsede da Federação Paulista de Ciclismo, na Av. Senador Vergueiro, 4.500, Rudge Ramos, São Bernardo. As taxas são de R$ 30,00 para todas as categorias.

A V Copa América de Ciclismo é uma realização e organização da Rede Globo de Televisão e Yescom. A supervisão é da Federação Paulista de Ciclismo, Confederação Brasileira de Ciclismo e União Ciclística Internacional, com apoio da Prefeitura do Município de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo. O patrocínio é da Oi, Sedex, Goodyear, Wizard e Siemens.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS