Ciclismo | (Com informações da Fundesporte) | 15/06/2005 16h01

José Albissú completa o projeto Harmonia da Humanidade 2005

Compartilhe:

O cicloturista José Albissú, o "Bissuí", concluiu o projeto pela Harmonia da Humanidade 2005, ao percorrer 3.082 quilômetros pedalando por estradas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, com apoio da Secretaria de Estado da Juventude e do Esporte e Lazer.

Bissuí partiu de Campo Grande na manhã de 7 de maio, em companhia de Valter Gomes Sandim. Os dois pedalaram juntos 1.371,24 quilômetros até Taubaté. Valter apresentou problemas de saúde e a dupla optou, após muita conversa, em Bissuí seguir sozinho enquanto Sandim retornava de ônibus para Campo Grande.

Na viagem, Bissuí trocou dois pares de pneus e perdeu a conta de quantas vezes remendou câmaras de ar. O trecho mais longo pedalado pelo cicloturista foi entre Paranaíba e Água Clara, em MS. Foram 221 km percorridos em 10h. Em média, os atletas pedalaram 100 quilômetros por dia.

Em Aparecida do Norte, Albissu e Sandim receberam o certificado de conclusão do Percurso da Trilha da Fé, caminho percorrido a pé ou de bicicletas por romeiros que partem de Tambaú, no interior de São Paulo, até a Basílica de Nossa Senhora, em Aparecida do Norte.

Falando sobre as dificuldades da viagem, Bissuí lembrou que o maior drama foi no Morro Branco, no Parque Nacional da Serra da Canastra. "Subi o morro arrastando a bicicleta com 60 quilos de peso e desci a pé, carregando a bicicleta pela estrada de pedra", relatou.

Em relação à imprensa, Bissuí conta que recebeu apoio e cobertura por parte da imprensa de algumas cidades por onde passou. Jornais de Bauru, Tambaú e Paranaíba divulgaram o projeto, além da imprensa local.

O próximo projeto de Albissú está previsto para o Pantanal, em comemoração aos 10 anos de existência o grupo de cicloturismo Trilheiros do Pantanal. Isto se Bissuí não pegar a estrada antes e pedalar até a comunidade Boa Sorte, próxima a Taboco, distante uns 125 quilômetros da Capital. "Faz dois anos que fui lá e preciso rever o pessoal", comentou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS