Ciclismo | Com Fundesporte | 03/07/2021 09h34

Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista é instituído em MS

Compartilhe:

Mato Grosso do Sul passa a ter o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista, instituído pela Lei Nº 5.683, de 1º de julho de 2021, publicada na edição desta sexta-feira (2) do Diário Oficial do Estado (DOE-MS). A data deverá ser celebrada, anualmente, em 10 de março e será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul.

O dia foi escolhido em razão do acidente que levou a óbito uma ciclista de 21 anos. Ela foi atropelada, na noite do dia 10 de março deste ano, por uma caminhonete na entrada do Parque dos Poderes, na rotatória da Avenida Hiroshima com a Mato Grosso, enquanto pedalava.

Segundo a publicação, o Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista objetiva promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública; incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte; estimular o uso da bicicleta como atividade desportista, lazer e recreativa; sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos, dos benefícios socioeconômicos da prática do ciclismo, sobre a segurança no trânsito e direitos dos ciclistas.

Além disso, quer contribuir para a mobilização em prol da ampliação da malha cicloviária no Estado, e da afirmação da bicicleta como modal integrado ao sistema de transporte; sensibilizar a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental e apoiar iniciativas da sociedade na área e os movimentos de cicloativismo.

Ainda conforme a Lei, o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, poderá promover neste dia palestras educativas, simpósios, seminários, fóruns, oficinas, feiras, divulgação na mídia, boletins informativos e quaisquer outras atividades capazes conscientizar e proteger os ciclistas sul-mato-grossenses.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS