Ciclismo | (Com informações do COB) | 04/03/2005 17h08

Copa abre calendário preparatório para Rio-2007

Compartilhe:

O Rio de Janeiro irá receber a I Copa Pan-americana de Ciclismo, no próximo dia 20. A competição, que marca o primeiro evento preparatório de 2005 para os Jogos Pan-americanos Rio 2007, será realizada no Parque do Flamengo, mesmo local onde será realizada a prova de ciclismo estrada no Rio 2007. Participarão do evento duas equipes brasileiras e mais equipes da Argentina, Chile, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Porto Rico e Venezuela.

Para o secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), Carlos Roberto Osório, a Copa Pan-americana de Ciclismo marca um novo estágio no processo de preparação para o Pan do Rio. "Em 2004, fizemos sete eventos internacionais de primeira linha para treinarmos nossas equipes de organização e operação. Este ano, vamos dar prosseguimento a este trabalho, organizando mais eventos, também de projeção internacional. E este é um trabalho contínuo que seguirá até 2007, culminando com os Jogos Pan-americanos, entre 13 e 29 de julho", comentou Carlos Roberto Osório.

A prova será disputada em 14 voltas em um circuito de cerca de 3,1km, totalizando cerca de 44km. O local da largada e da chegada, assim como grande parte do percurso, já será o mesmo a ser utilizado nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. "É uma prova importante porque já estaremos testando vários itens para o Pan. É também uma oportunidade para mostrarmos nossa capacidade de organização a todos países envolvidos", disse José Luiz Vasconcelos, presidente em exercício da Confederação Brasileira de Ciclismo. "Nossos atletas começarão a tomar conhecimento das características da prova do RIO 2007, além de ampliar o intercâmbio com outros países das Américas. Provas deste nível ajudam a criar a cultura do ciclismo entre a população brasileira", explicou Vasconcelos.

A I Copa Pan-americana de Ciclismo é organizada pelo Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO), em parceria da Confederação Brasileira de Ciclismo e o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS