Ciclismo | Da redação/com Diário Online | 05/02/2014 16h02

Ciclismo vem ganhando cada vez mais adeptos em Corumbá

Compartilhe:

Corumbá (MS) - Surgido no final do século 19, o ciclismo é uma prática esportiva que vem ganhando espaço em Corumbá. Alguns já pedalam em competições, como é o caso do Paulo Faro Filho, que participou da primeira edição do Pantanal Extremo e ficou entre os três melhores na classificação geral. Em conversa com o Diário Corumbaense, Paulo, que é educador físico, falou um pouco sobre as provas e sobre os benefícios que o ciclismo traz.

“Eu sempre gostei de esporte e sempre procuro diversificar as atividades e encontrei na bicicleta um esporte em que sinto prazer de participar de competições. Estou nele há três anos, participei do Pantanal Extremo e fiquei em terceiro lugar na somatória das duas corridas. Em uma fiquei em 5° lugar e em outra, em 2° lugar. Quando não tem competições próximas, pedalo quatro vezes na semana, e quando tem competição, passo a pedalar cinco vezes na semana. Sempre competi na categoria Open, e esse ano pretendo passar para Master, que é mais puxada e as distâncias são mais longas. Essa competição está prevista para 11 de abril em Dourados”, contou.Paulo explicou que o ciclismo varia do Mountain Bike para o de Estrada e a escolha por uma modalidade pode seguir alguns critérios. “Se uma pessoa tem alguma lesão na coluna eu indico o ciclismo de Estrada que não tem um impacto; já o Mountain Bike é para quem tem um corpo mais adequado para evitar qualquer tipo de lesão. Em relação aos benefícios vai depender da intensidade que cada pessoa pedalou. No condicionamento físico é um ganho para a parte cardiovascular, na parte muscular tem vários tipos de treinos, pegando uma subida para fazer um treino de explosão. Então, depende do objetivo de cada pessoa, se é por bem-estar ou para algum tipo de ganho em relação ao condicionamento físico. O ciclismo abre um leque de tipos de treinamento”, esclareceu a respeito dos benefícios de se pedalar.

O crescimento da modalidade motivou a criação de uma Associação de Ciclismo na cidade, que é coordenada por Mônica Salustiano Luckner. “Criamos para fomentar a prática esportiva, já que havia muitas pessoas que pedalavam, mas não tinha um grupo formado. Além de divulgar os campeonatos, trazer gente de fora para competir aqui na cidade, como aconteceu no Pantanal Extremo, terá uma competição em agosto que é da etapa Estadual e vamos fazer campeonatos internos aqui. O outro objetivo nosso é, junto ao Poder Público, conseguir infraestrutura para essas pedaladas, mais iluminação, ciclovias. Temos o apoio da Prefeitura e estamos no aguardo”, frisou Mônica.

Pedal e Saia: dois grupos que respiram o ciclismo

Na região já existia um grupo que foi criado há mais de dois anos para reunir os ciclistas de Corumbá e Ladário, que era formado apenas pelos homens que praticavam a modalidade conhecido como “Pedal Corumbá”. Depois, por iniciativa feminina surgiu o grupo “Saia de Bike”,criado por Andrea Zagato. “Comecei pedalando com os meninos no Pedal Corumbá, mas eu não tinha o pique deles. Percebi que as meninas queriam pedalar, mas também não tinham o mesmo ritmo. Então, conversamos e criamos o grupo que se chama ‘Saia de Bike’, que significa saia, aquela roupa feminina, e também faz menção ao verbo sair. Começamos com três meninas e no primeiro dia que saímos eram umas 20 pessoas. Temos dias para pedalar, desde o ano passado saímos às quartas-feiras, quando vai quem tem um ritmo mais acelerado. No sábado, fazemos um pedal de passeio que é para os iniciantes e crianças. Quem quiser participar pode me adicionar no Facebook que eu adiciono ao grupo e explico tudo que quiser saber sobre dias e horários”, contou Andrea.

Lúcia Philbois de Almeida pedala com o grupo há pouco mais de um ano. “Antes eu pedalava, mas tive que parar, pois tive filho e resolvi retornar junto com o grupo dos meninos, do qual meu marido participa. Depois que foi criado o grupo das meninas, também pedalo com elas. Alguns maridos sempre vão junto para nos auxiliar. Aconselho que todos venham participar, depois que a primeira volta é feita e sente o vento bater é apaixonante, traz benefícios não só para o corpo, faz muito bem”, observou.

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, os seguintes equipamentos de segurança são obrigatórios em todas as bicicletas: espelho retrovisor, buzina, refletivo, capacete, luva, óculos e faróis. Faça sempre a revisão mecânica em sua bicicleta. Sempre coma alimentos leves antes de sair para pedalar, o mais indicado são as frutas. Leve água para não desidratar.

Os grupos Pedal Corumbá e Saia de bike estão abertos para novos praticantes da modalidade. Os contatos são:

Pedal Corumbá
Saia de Bike
Andrea Zagatto 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS