Capoeira | Da redação | 10/12/2016 07h26

Encontro de Salvaguarda da Capoeira começa hoje

Compartilhe:

Com foco na valorização de um dos mais importantes elementos da identidade brasileira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS) e o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realizam nos dias 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo) o III Encontro Estadual do Plano de Salvaguarda da Capoeira. As atividades acontecem do Auditório do Instituto Histórico e Geográfico, em Campo Grande.

O evento reunirá capoeiristas, pesquisadores e gestores públicos, que irão dialogar os aspectos culturais e históricos da arte e seu papel como manifestação cultural, comumente marginalizada, mas que ganhou grande destaque após ser registrada como Patrimônio Imaterial do Brasil e da Humanidade pela Unesco.

Segundo o Iphan/MS, o processo de Salvaguarda se fortalece na mobilização de seus atores, de forma que possam gerir o patrimônio e tornarem-se protagonistas nas ações da manifestação cultural da qual são os detentores.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico atua desde 2012 neste processo, realizando reuniões descentralizadas por diferentes regiões de Mato Grosso do Sul, sempre com a presença de um consultor da Unesco, atuando diretamente com o universo da Capoeira no Estado.

Participarão dos debates o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Athayde Nery, o subsecretário de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e Cidadania, Carlos Versoza, a gestora do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Ana Luíza De Menezes Delgado e Marlei Sigrist, do Conselho Sul -Mato-Grossense de Folclore.

Serviço: O III Encontro Estadual do Plano de Salvaguarda da Capoeira acontece nos dias 10 e 11 de dezembro (sábado e domingo). O Auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul fica na Avenida Calógeras, 3000, Centro, em frente à Esplanada da ferroviária. O credenciamento pode ser feito no local.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS