Canoagem | Com Fundesporte | 28/08/2023 11h54

Fernando Rufino garante vaga na Paralimpíada de Paris-2024

Compartilhe:

Vai ter Mato Grosso do Sul mais uma vez na paracanoagem dos Jogos Paralímpicos. O sul-mato-grossense Fernando Rufino sagrou-se campeão mundial de paracanoagem, em Duisburg, na Alemanha, no sábado (26). Com a medalha de ouro, o “Cowboy de Aço” garante vaga direta para a Paralimpíada de Paris-2024.

Beneficiário do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso do Sul coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Rufino foi o melhor na prova de 200 metros da classe VL2 (canoa para atletas com deficiência física).

O atleta, natural de Eldorado (MS), era o atual campeão paralímpico da prova e travou duelo particular com o também brasileiro Igor Tofalini. Absoluto na maior parte da prova, o sul-mato-grossense sustentou a ponta e fechou o percurso com a marca de 50s344. O compatriota, do Paraná, fez 51s229 e ficou com a prata, garantindo a dobradinha verde e amarela no pódio, além da vaga conjunta para Paris-2024. O terceiro lugar ficou com o estadunidense Steven Haxton (52s089).

“Uma das provas mais difíceis que corri, muito técnica, tive que fazer muito leme (direcionar a canoa enquanto se rema) por causa do vento lateral. Mas me preparei bastante e estamos levando essa dobradinha para o Brasil. Muito feliz e ano que vem vamos para a França juntos”, destacou Fernando Rufino, em entrevista à assessoria de comunicação da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem).

Esta é a terceira medalha do Cowboy de Aço na classe VL2, sendo a segunda dourada. Ele já havia conquistado o título mundial em 2021, logo após a medalha de ouro assegurada na Paralimpíada de Tóquio-2020. O paracanoísta de Mato Grosso do Sul agora se iguala a Igor Tofalini como os brasileiros com mais títulos de campeonato mundial nos 200 metros VL2.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS