Bate-Bola | Da redação | 25/07/2006 16h40

Bate-bola: Wilson Anderson de Almeida

Compartilhe:
Além de organizar o Circuito Alternativo, Nando também entra na disputa em todas as etapas Além de organizar o Circuito Alternativo, Nando também entra na disputa em todas as etapas (Foto: Esporte Ágil/Osvaldo Sato)

Wilson A. de Almeida

Campo Grande (MS) - Seu nome de batismo é Wilson Anderson de Almeida, mas desde pequeno os amigos o chamam de Nando. Presidente da Liga Alternativa de Vôlei de Praia, aos 30 anos, ele fala das responsabilidades de realizar um evento como o Circuito Alternativo de Vôlei de Praia, que está em seu terceiro ano, em Campo Grande.

Esporte Ágil - Quando você começou a praticar vôlei de praia?
Nando -
A primeira etapa que disputei foi em 1995, na cidade de Rio Brilhante. De lá pra cá, disputei todas as competições que pude, me ausentando apenas quando necessário. Disputei quase todas as etapas do Circuito Estadual e agora, todas as etapas do Circuito Alternativo. Joguei ainda o Circuito Mato-grossense, onde fui vice-campeão.

Esporte Ágil - Como foi a decisão de criar a Liga Alternativa de Vôlei de Praia?
Nando -
A criação veio da necessidade de competirmos entre nós, no semestre em que não havia competições em Campo Grande. Antes, se quiséssemos competir, tínhamos que disputar em Mato Grosso, então decidimos criar um circuito aqui em Campo Grande, o Circuito Alternativo de Vôlei de Praia. O Gílson criou o nome "Alternativo", pois a Liga configuraria uma nova opção para os jogadores. Na verdade, inicialmente seria uma Associação de Amigos, mas todos quiseram usar o nome Liga.

Esporte Ágil - Por que a resistência com o nome Liga?
Nando -
Inicialmente, não gostava do termo Liga, pois parece que queremos competir com a Federação (FVMS). Bem pelo contrário, nós viemos para somar. Os nossos eventos são feitos em datas distintas do circuito Estadual, oficial da Federação de Vôlei de Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Qual a maior dificuldade de se organizar o Circuito Alternativo de Vôlei de Praia?
Nando -
No início, chegaram a dizer que eu realizava este evento para disputar e vencer, que me beneficiava. Este é o terceiro ano do Circuito Alternativo e não temos patrocínio. Estamos negociando alguns apoios agora, e provavelmente darão certo, para a próxima temporada. Ressalto que não realizo este Circuito sozinho, tenho muitos amigos e atletas que ajudam. Cada um faz uma parte, um ajuda o outro. Para organizar um evento, dá trabalho, tem que ter força de vontade. Você tem que gostar do que faz.

Esporte Ágil - Por que as etapas são disputadas nos bairros?
Nando -
Porquê é nos bairros que surgem os atletas. O evento no bairro prestigia os moradores e atletas. Na platéia pode haver pessoas que nunca jogou, mas assistindo ela começa a se interessar. É uma forma de divulgação. Há a necessidade de divulgação do vôlei de praia e de projetos sociais. É necessária a criação de uma escolinha de vôlei de praia, para surgirem novos talentos. Um dia todos envelhecem e precisam surgir novos jogadores e, para isso, precisa-se da base, que é onde começa tudo.

Esporte Ágil - Como é a prática nos bairros?
Nando -
A maioria das duplas jogam a noite, pois estudam ou trabalham. Geralmente, as duplas jogam de segunda a segunda, pois gostam muito do esporte. Existe a prática no Jockey clube, no Conjunto José Abraão, no Belmar Fidalgo e na Praça Esportiva do Guanandy. Cada um joga onde fica mais perto da sua casa, mas geralmente disputamos nossos torneios no Guanandy.

Esporte Ágil - O que você acha da iniciativa da Prefeitura de transformar o Estádio Elias Gadia em uma Praça Esportiva, nos moldes do Belmar Fidalgo?
Nando -
Campo Grande vem crescendo muito e quanto mais áreas de lazer, melhor. Para mim, o Belmar é a melhor área esportiva de Campo Grande, pois tem a maior estrutura. Mas em algumas praças esportivas de bairros, existem vândalos que destróem tudo, chegam a roubar areia da quadra. Existem pessoas que destroem o que é delas próprias. Já no Taveirópolis, onde fica o Elias Gadia, não creio que haja riscos naquele lugar, pois é um lugar tradicional. Caso coloquem uma caixa de areia ali, surgirão novas duplas, pessoas que não vão ao Belmar ou a outro lugar pela distância. Eu gosto da idéia, pois a criação desta praça esportiva atenderia a população daquele local e possibilitaria a prática de vôlei de praia e até o surgimento de outros esportes, como o futebol de areia.

Esporte Ágil - Como é a participação das duplas do interior no Circuito Alternativo?
Nando -
Limitamos a disputa para 16 duplas, mas ainda assim é grande o número de duplas do interior que participam. Eu gostaria que mais duplas viessem jogar, pois todos que conhecem o evento, voltam outras vezes. A disputa com duplas do interior deixa a competição mais interessante. Um dia, se eu puder, penso em realizar eventos no interior. Em coxim, existe um Circuito de uma Associação, que é muito bom. Porém, para realizarmos eventos no interior, precisamos levantar patrocínios, pois um evento no interior tem um alto custo, principalmente com arbitragem.

Esporte Ágil - Qual é sua visão sobre o esporte?
Nando -
Acredito que onde existe esporte, existem menos crianças nas ruas e também o esporte distancia elas das drogas. Projetos esportivos diminuem a delinqüência. O esporte muda o jeito das pessoas, delas falarem, de tratarem as pessoas. As crianças e adolescentes se socializam melhor, na escola, no trabalho. O esporte muda radicalmente a pessoa, que só se envolverá com o mal, se quiser.

Esporte Ágil - Como você avalia cobertura da imprensa no vôlei de praia de MS?
Nando -
Na ultima etapa, fiquei admirado, pois toda a imprensa cobriu nosso evento. Desde televisão, jornais, sites, cada vez que você realiza um evento, você ganha credibilidade. Nos eventos que realizamos, sempre estão presentes o pessoal do CAVA, o vice-presidente da FVMS, o presidente da federação de futsal, Rene Martinez, o presidente da Federação de Biribol, Godofredo Barbosa; todos vão assistir, prestigiar, assim como muitas outras pessoas. Nos bairros, vão famílias assistir a competição, com crianças, pessoas que gostam do esporte. Buscamos fazer um evento sério, com disciplina, para ganharmos esta credibilidade.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS