Bate-Bola | Da redação | 25/01/2008 14h41

Bate-bola: Warley Ribeiro

Compartilhe:
Objetivo da Liga é oferecer torneios de futsal gratuitos para as escolas públicas da Capital. Objetivo da Liga é oferecer torneios de futsal gratuitos para as escolas públicas da Capital. (Foto: Matheus Tanigushi/Esporte Ágil)

Warley Ribeiro

O professor de educação física e pós-graduando em Educação Física Escolar, Warley Ribeiro, de 29 anos, é um dos idealizadores da Liga Independente de Futsal das Escolas Públicas de Campo Grande (LIFEP), que tem como objetivo oferecer competições de futsal de forma gratuita, para as escolas públicas que mantém o treinamento da modalidade.

Segundo ele, a idéia nasceu da necessidade levantada por ele e outros professores da rede pública de ensino, que mantém treinamento de futsal com os alunos, mas na maioria das vezes, não possuem condições financeiras para arcar com as taxas de inscrição nos campeonatos. "O empresariado que tiver interesse em apoiar esta idéia pode entrar em contato comigo, que faço uma visita e apresento o projeto, seu estatuto e diretoria, pois está tudo bem organizado, para podermos alcançar nossos objetivos. São apenas escolas públicas e queremos que o comércio local apóie suas escolas, podemos divulgar o nome da empresa juntamente com a escola, e o empresariado pode ajudar no desenvolvimento de seu bairro e das escolas", afirma Warley.

Esporte Ágil - Como nasceu a idéia de criação da Liga?
Warley Ribeiro -
Trabalho há cinco anos na Reme e sempre entro em poucos campeonatos, pois poucos são gratuitos. Para entrar em alguns, faço parceria com pais ou com o comércio local ou a escola paga a inscrição algumas vezes. Pensamos então em criar a Lifep para dar oportunidade para que as escolas públicas possam participar de mais torneios, pois muitas têm dificuldades em pagar as inscrições. Queremos abranger as categorias infantil, mirim e pré-mirim masculino e também feminino, e queremos estender ao maior número de participantes. Neste ano, queremos realizar os torneios que fizemos no ano passado, e tentar fazer torneios regionalizados, onde as escolas públicas jogarão em seus próprios bairros ou regiões, para evitar longos deslocamentos; estes torneios serão classificatórios e no final do ano, faremos um torneio final.

Esporte Ágil - Existem muitos times em treinamento que não possuem essa condição de participar de nenhum torneio?
Warley Ribeiro -
Praticamente todas as escolas da Reme possuem treinamento de futsal fora do horário de aulas. Porém, aproximadamente 30% apenas tem condições e participam de outros torneios além dos Jogos Escolares da Reme. Queremos ampliar esse número, porque, a escola pública geralmente não tem condições (verba) para manter essas equipes nas competições. Esse problema nós estamos tentando driblar, para fazer com que essas escolas participem mais das competições, tenham mais atividades, pois as crianças treinam muito, se dedicam, mas só participam de uma competição. A equipe treina um ano todo e, às vezes, fazem apenas duas partidas nos Jogos da Reme. Isso é desestimulante para as crianças, mesmo que a equipe não seja forte, elas querem participar. Essa é nossa meta, promover mais competições e gratuitas,
Isentando nossos filiados de mensalidade, taxa, para incluir as escolas estaduais e municipais em mais competições.

Esporte Ágil - Como está processo de criação da Liga?
Warley Ribeiro -
Está bem adiantado e estamos agora buscando apoio. Contactei o presidente da Federação, porque não queremos rivalizar com ninguém, bem pelo contrário, sabemos que a FFSMS tem filiados que pagam suas taxas, então 100% das escolas públicas não participam de torneios realizados pela Federação. Nós vamos trabalhar essa outra gama de atletas, que não tem participação nenhuma. A premiação de nossos torneios conseguimos com o comércio local ou apoio de nossas escolas. Nossa dificuldade está apenas em arbitragem da Federação. Os professores que tem cursos de futsal, ou são árbitros da federação, dão apoio para os outros professores que arbitram nossos torneios. Até hoje não tivemos problemas, ate porque são todos amigos, procuramos de uma maneira imparcial, fazer os torneios, como congraçamento, e está dando certo até hoje. Agora vamos criar algo mais estruturado, porque vamos buscar captar recursos no ano que vem, porque uma Liga com estatuto, diretoria, pode buscar recursos junto ao FIE, Funesp e também iniciativa privada. Buscamos os investimentos básicos, porque existem escolas estaduais que não tem material esportivo básico. As escolas da Reme estão mais bem equipadas, mas as estaduais ainda não; vamos lutar para melhorar esse quadro.

Esporte Ágil - Que escolas participarão inicialmente da Liga?
Warley Ribeiro -
Estamos acertados EM Pe José Valentim (do professor Warley Ribeiro), EM Luís Antônio Sá de Carvalho (do professor Beto), EM Oliva Enciso (da professora Aline Fuhr), EM Pe Heitor Castoldi (do professor Henri Martinez), EE Amando de Oliveira (do professor Daniel Fuhr) e EM CAIC (do professor Flávio). Outras escolas não farão parte da diretoria em um primeiro momento, mas sempre tem participado e apoiado esses torneios, como a José Nepomuceno (professor Lourival), Escola Brígida Ferraz, Escola Wilson Taveira, Escola Etalívio e outras. O primeiro evento já tem, pelo menos, oito equipes confirmadas.

Esporte Ágil - Quais torneios a Liga realiza em 2008?
Warley Ribeiro -
Estão programados torneios nas categorias mirim e infantil masculino e infantil feminino. No primeiro semestre, vamos tentar implantar já as Copas Regionalizadas, que terá seu torneio final no segundo semestre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS