Bate-Bola | Da redação | 24/08/2006 15h22

Bate-bola: Waldir Nogueira de Jesus

Compartilhe:
Criatividade é utilizada pelo professor para superar as dificuldades na fala de infra-estrutura Criatividade é utilizada pelo professor para superar as dificuldades na fala de infra-estrutura (Foto: Esporte Ágil/Osvaldo Sato)

Waldir N. de Jesus

Campo Grande (MS) - O professor de educação física é um exemplo de perseverança no esporte. Quando chegou em Campo Grande, em meados dos anos 90, quase não encontrou locais onde existisse a prática do atletismo. Vindo do interior paulista, onde já treinava equipes de atletismo, ele busca mudar esta realidade e promover cada dia mais o atletismo em Campo Grande.

O Esporte Ágil entrevistou o professor Waldir durante um de seus treinamentos do Projeto Atleta do Futuro, da Fundação Municipal do Esporte (Funesp), que é realizado nas antigas dependências do Grêmio Enersul, que foi adquirido pela Prefeitura Municipal para manter o CCVI (Centro de Convivência e Valorização do Idoso) e também a prática de diversas modalidades esportivas. No atletismo, ele atua ao lado dos professores Venilda e Rodrigo.

O Projeto Atleta do Futuro atua na iniciação esportiva de crianças de 7 a 14 anos, em 11 modalidades diferentes. Milhares de crianças já fazem parte do Projeto, que visualiza um crescimento ainda maior, incluindo ainda mais crianças e formando cidadãos e campeões.

O professor Waldir supera as dificuldades de estrutura para o treinamento, como a falta de uma caixa de areia para realização de saltos, improvisando o treinamento no estacionamento e quadra de vôlei de praia.

Enquanto muitos param e reclamam da falta de verbas, outros seguem com criatividade, persistindo na prática esportiva, acreditando que não só de eventos vive o esporte, mas também de muito treinamento. O esporte, quando visto em seus ideais mais nobres, fortalece a inclusão social e é instrumento de educação e de construção de um país mais democrática e igualitário em condições para todos.

Esporte Ágil - Qual a importância de se oferecer esporte gratuito para estas crianças?
Waldir Nogueira de Jesus -
A importância do esporte gratuito é ocupar o tempo que o aluno fica ocioso, pois muitas vezes eles se perdem na marginalidade porquê falta um esporte, um local que ofereça treinamento adequado, com profissionais capacitados. Eles se perdem porquê o mundo oferece muitas oportunidades, mas muitas delas levam ao mundo das drogas, das bebidas alcoólicas, que também são drogas. Essa é a importância de oferecer treinamento gratuito para estas crianças, porque a maioria deles não tem possibilidade de pagar mensalidade em escolinhas particulares.

Esporte Ágil - Você tem aqui atletas que estão iniciando e outros que já são destaque no atletismo?
Waldir Nogueira de Jesus -
Sim. Aqui neste centro de treinamento do Projeto Atleta do Futuro, trabalho com aproximadamente 60 crianças. Mas antes já tínhamos uma equipe que treinava aqui, com aproximadamente 25 atletas que estão entre os melhores do estado e alguns, entre os melhores do páis. Exemplos de atletas bem ranqueados são muitos. A Everlyn de Araújo Farias é a primeira do ranking nacional, na categoria infantil (até 17 anos) no salto em distancia. O Wesley está entre os 3 melhores do país. O Adilson Veiga de Arruda é o  primeiro do ranking estadual e terceiro do Brasil no lançamento de dardo. A Jhenifer Camila Guimarães é a terceira do ranking nacional. Temos atletas de iniciação, mas também temos atletas que tem potencial nacional. Só nos falta as condições adequadas para melhorar ainda mais o rendimento destes atletas, este local está passando por reformas. A reforma aqui na pista de atletismo já era para ter sido feito; esperamos que ela chegue logo.

Esporte Ágil - Qual a contribuição que o atletismo pode dar para a formação destas pessoas?
Waldir Nogueira de Jesus -
Sempre digo que todo esporte forma cidadãos. O atletismo é um dos esportes mais bem capacitados para isso, porquê o aluno se sente bem, porquê este esporte não tem contato físico. Eles vêm aqui e fazem muitos amigos; não tem rancor, não tem briga. Se o atleta perde, todos os outros incentivam, com palavras e ajuda. É um dos esportes onde eles mais fazem amigos, forma cidadãos e os prepara para a sociedade. Vivemos em um meio cheio de competição; buscamos preparar estas crianças para ganhar e perder, e isso será um ponto positivo para a vida deles.

Esporte Ágil - Qual a contribuição que o atletismo pode dar para a formação física destas crianças?
Waldir Nogueira de Jesus -
O atletismo é um dos esportes mais saudáveis que existe. Ele higieniza a mente, o corpo, o andamento cardíaco, toda a fisiologia do indivíduo. Com o passar dos anos, ele aprende a conhecer sue próprio corpo e seus limites. Existem pessoas que começam um esporte e querem treinar em excesso, para alcançar resultados rápidos, mas isso pode acabar fazendo mal para eles. O atletismo disciplina a mente para o atleta poder treinar dentro dos limites de seu corpo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS