Bate-Bola | Da redação | 07/11/2007 11h44

Bate-bola: Valdemir Dias Terra

Compartilhe:
Dirigente aponta um problema para que a modalidade cresça ainda mais: falta apoio e incentivo do governo estadual. Dirigente aponta um problema para que a modalidade cresça ainda mais: falta apoio e incentivo do governo estadual. (Foto: Matheus Taniguchi/Esporte Ágil)

Valdemir Dias Terra

A paixão pela velocidade começou na década de 70 com o kart, desde então não parou mais. Esse é Valdemir Dias Terra, vice-presidente da Fams (Federação de Automobilismo de Mato Grosso do Sul), empresário e diretor de kart do Estado, categoria que segundo ele está em franco crescimento. Hoje são 50 pilotos correndo em cinco cidades em Mato Grosso do Sul, além de corredores do Estado experientes em nível nacional. Apesar disso, o dirigente aponta um problema para que a modalidade cresça ainda mais: falta apoio e incentivo do governo estadual.

Esporte Ágil - Qual foi o seu primeiro contato com automobilismo?
Valdemir Dias Terra -
Foi mais ou menos há trinta anos atrás, comecei a andar de kart e não parei mais.

Esporte Ágil - Como está a prática de kart aqui em Mato Grosso do Sul?
Valdemir Dias Terra -
Está crescendo, hoje estamos com 50 pilotos em Campo Grande e no interior, é uma categoria que está se desenvolvendo aqui no Estado.

Esporte Ágil - E quais são as cidades onde se pratica kart no Estado?
Valdemir Dias Terra -
No Estado temos provas em: Itaquiraí, Fátima do Sul, Chapadão do Sul, Campo Grande, e em algumas cidades onde é possível fazer um circuito de rua para kart como em Dourados, que sediou a terceira etapa da competição estadual

Esporte Ágil - E os kartódramos aqui de Mato Grosso do Sul?
Valdemir Dias Terra -
Temos apenas quatro kartódramos aqui no Estado, em Itaquiraí, Chapadão do Sul, Fátima do Sul e Campo Grande. E de acordo com o crescimento da modalidade, a perspectivas de construir mais ao longo do tempo.

Esporte Ágil - È caro manter um carro de competições?
Valdemir Dias Terra -
Hoje em dia aqui no Estado, estamos correndo com motores de moto, então não fica muito alto os gastos com manutenção, Mas se a pessoa quiser andar na ponta, investir mesmo no esporte, andar com o que tem de melhor no país, daí vai ter que gastar mais.

Esporte Ágil - O senhor ainda pilota?
Valdemir Dias Terra -
Apenas por diversão.

Esporte Ágil - E os incentivos para o kart aqui em Mato Grosso do Sul?
Valdemir Dias Terra -
Nós da Federação estamos esperando do governo estadual mais incentivo para 2008, em 2007 não desenvolvemos muitos campeonatos, devido à falta de apoio, mas esperamos mais em 2008. 

Esporte Ágil - Quais os objetivos da Federação para 2008?
Valdemir Dias Terra - Estamos trabalhando para trazer as competições nacionais para Campo Grande, sendo que já temos a Formula Truck e a Stock Car. E com o kart, vamos trabalhar para levantar a modalidade, para conseguir mais pilotos aqui no Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS