Bate-Bola | Vitor Yoshihara/Da redação | 09/03/2009 17h35

Bate-bola: Totinha

Compartilhe:

Otanael Totinha

Praticante de karatê desde 1989, o shihan Otanael da Silva, presidente da Federação de Karatê Bu Dô Kai de MS, tenta junto com outros dirigentes do Estado algo inédito: reunir novamente as federações da modalidade de contato de Mato Grosso do Sul.

Discípulo do shihan Nelson Jasmerino de Freitas (5º Dan), o atleta de 41 anos da Academia Máxima batalha para ver um dia todos os karatês unidos e assim quem sabe realizar seu sonho pessoal de ainda ver a modalidade numa Olimpíada.

A próxima geração de sua família promete, ao menos, continuar esse sonho. Uma de suas filhas, Michelle Conceição, foi a faixa-preta mais jovem do karatê bu dô kai, conseguindo o feito aos 13 anos (hoje ela tem 19). Suas outras três filhas (Joyce Kelly, Rayanna e Rayssa) já prometem trilhar caminho parecido, para felicidade do pai.

Esporte Ágil - Muitas pessoas têm dúvidas sobre os tipos de karatê existentes. Qual a diferença entre o das três federações mais atuantes no Estado?
Otanael da Silva -
O karatê bu dô kai e o tokay-kan são os esilos iguais, de contato. O karatê shoto-kan é o tradicional, que é um tipo de pontuação que não tem o contato total com o outro atleta.

Esporte Ágil - Por que aqui no Estado houve a separação entre os estilos bu dô kai e tokay-kan?
Otanael da Silva -
Acho que em razão de algum desentendimento, que acabou culminando com a divisão em tokay-kan, bu dô kai e kenshi-kai.

Esporte Ágil - Existe alguma possibilidade de realizar algum evento que reúna todas as federações de karatê?
Otanael da Silva -
O karatê bu dô kai e o tokay-kan já estão unidos. São duas federações que estão uma filiada a outra, e as duas também estão confederadas na Confederação Kakutô de Kyokushin de Karatê também. A possibilidade existe sim, pois as tabelas de karatê da tokay-kan e da bu dô kai foram feitas juntas com a presença dos dois presidentes, tanto eu quanto o [Eduardo] Farrell. Sentamos nós dois, conversamos e as fizemos juntos.

Esporte Ágil - Você assumiu quando a Federação de Karatê Bu Dô Kai?
Otanael da Silva -
Assumi o ano passado. Ela era do shihan Nelson [Jasmerino de Freitas], aí ele parou e passou para mim. Hoje, além de presidente, estou no comando de todas as academias filiadas à ela.

Esporte Ágil - Em que situação financeira e organizacional você pegou a federação?
Otanael da Silva -
Não foram prestadas contas de 2006, tenho que pagar uma multa, que está no contador agora. Estou mexendo com todos os campeonatos. Já entrei com dois campeonatos para serem feitos pela Fundesporte, para serem aprovados, que são a Taça Campo Grande e o Campeonato Brasileiro, que a gente está querendo realizar pela Federação Bu Dô Kai. A documentação já está quase tudo normalizada.

Esporte Ágil - Quais são os planos da federação para 2009?
Otanael da Silva -
Estávamos querendo unir todos os karatês de contato, tanto os daqui como o kyokoshin, para ver se a gente consegue fazer nosso karatê olímpico. Por isso também nós estamos adotando protetores, para ter mais segurança na hora do combate, para quem sabe ver nosso karatê na Olimpíada.

Esporte Ágil - Essa é uma medida nacional que todas as federações estão tomando?
Otanael da Silva -
Nós estamos se unindo, conversando, eu e o presidente da tokay-kan, que já adotava os protetores antes da gente. A Federação Bu Dô Kai também passa a adotar esses protetores a partir desse ano, para poder que o campeonato possa crescer e as outras federações também possam a participar, convidando eles para disputarem nossos campeonatos. Já conversei com o presidente da kensei-kai, que é de Ribas do Rio Pardo, sobre essa idéia de colocar protetores e ele concordou com ela.

Esporte Ágil - A idéia é expandir o karatê ainda mais este ano?
Otanael da Silva -
Nossa idéia é expandir. Inclusive a Confederação de Kyokushin já estão mandando convites pra nós e nós estamos unidos com eles. O karatê de contato em si está se unindo. Eles vêm agora para participar de um evento nosso e nós vamos para lá para participar do deles. Já estamos até com o calendário deles.

Esporte Ágil - Tem alguma idéia de quantos praticantes existem de karatê aqui no Estado?
Otanael da Silva -
Não tenho a quantidade de todas academias, mas da Bu Dô Kai são 15. Somando todas as federações vamos ter aí uma média de mais de 3 mil atletas.

Esporte Ágil - Quem quiser praticar o karatê, tem que procurar quem para começar a praticar esse esporte?
Otanael da Silva -
Na Federação Tokay-Kan tem o Farrell, tem que falar com ele. Na Bu Dô Kai tem que me procurar, meu nome é Otanael, mas sou mais conhecido como Totinha. Na minha academia, que eu tenho no Jardim das Hortências, lá já tenho um projeto com crianças que eu não cobro mensalidades delas. Tenho também muitos alunos adultos até.

Esporte Ágil - Como funciona esse projeto?
Otanael da Silva -
Todas as pessoas que quiserem praticar o karatê de contato é só ir na Academia, que fica na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 568. É só me procurar lá, falar comigo ou com minha esposa Vanessa, fazer a inscrição e começar a praticar artes-marciais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS