Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 17/09/2007 13h22

Bate-bola: Tiago Brandão

Compartilhe:

Tiago Brandão

O professor de taekwondo Tiago Brandão acaba de inaugurar a nova sede da Academia Brandão, que antes possuía 60 metros quadrados, agora tem uma área de 200 metros quadrados, além de um inédito espaço para a instalação de uma brinquedoteca. Tiago é faixa preta 2º dan e formando no curso de educação física.

Ele vê o crescimento do taekwondo no Estado, com aumento no número de atletas e qualificação dos professores. "Os professores estão mais capacitados, com muitos se formando em educação física. Na minha opinião, é de extrema importância que os professores de qualquer modalidade esportiva tenham curso superior de educação física. Logo que entrei na faculdade, vi que tinha muita coisa para aprender, apesar da experiência prática no taekwondo", afirmou Tiago.

Em breve entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre sua carreira, sobre os novos planos de sua academia, da criação de um projeto social e sobre o cenário do taekwondo em Mato Grosso do Sul.

Esporte Ágil - Como você conheceu o taekwondo?
Tiago Brandão -
Comecei a treinar quando tinha 14 anos, visando a defesa pessoal, mas com o tempo passei para as competições. A parti daí, sempre competi para o alto rendimento e integrei a seleção do Estado por 5 anos.

Esporte Ágil - Nesta nova sede, você irá iniciar um projeto social?
Tiago Brandão -
A outra academia era muito pequena e não comportava um projeto como este, mas agora com essa nova sede, irei iniciar um projeto social, para atender crianças de famílias de baixa renda, que não podem pagar uma mensalidade. Espero atender aproximadamente 40 ou 50 crianças, contribuindo para o crescimento do taekwondo.

Esporte Ágil - O que mais esta nova sede irá oferecer para os alunos?
Tiago Brandão -
Além do espaço para treinamentos que aumentou muito, iremos criar uma área para brinquedos educativos, visando que as crianças fiquem na academia e não na rua, expostos à situações de risco. Minha intenção é que aqui seja um local para a saúde e educação.

Esporte Ágil - Como está o taekwondo em Mato Grosso do Sul?
Tiago Brandão -
Está em um nível muito bom, com atletas participando de campeonatos brasileiros, tendo inclusive atletas que se sagraram campeões. Recentemente, realizei um curso de defesa pessoal com as técnicas do taekwondo que teve a participação de 70 pessoas, o que mostra o interesse na modalidade.

Esporte Ágil - O Governo do Estado acenou com a possibilidade de incluir o taekwondo no programa de modalidades dos Jogos Escolares de Mato Grosso Sul. O que você acha desta iniciativa?
Tiago Brandão -
Acho excelente, pois isto incentivará ainda mais as crianças, pois elas são o futuro do taekwondo.

Esporte Ágil - A medalha de ouro no Pan Rio 2007 incentivou a procura pela modalidade?
Tiago Brandão -
A medalha do Diogo Silva incentivou muito a procura pelo taekwondo. Na minha academia recebi várias crianças querendo iniciar no esporte depois do Pan.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS