Bate-Bola | Da redação | 08/06/2009 15h49

Bate-bola: Nicodemos Filgueiras

Compartilhe:
Nicodemos evidencia a dificuldade de conseguir apoio para o desporto amador Nicodemos evidencia a dificuldade de conseguir apoio para o desporto amador (Foto: Foto: Acervo Pessoal)

Nicodemos Filgueiras

O campo-grandense Nicodemos Filgueiras Júnior é diretor de esportes da Funcespp (Fundação de Cultura e Esporte de Ponta Porã). Chegou ao cargo após convite do diretor-presidente da Fundação, Adir Teixeira de Oliveira.

Aos 39 anos, conta que começou no esporte praticando judô e handebol nas seleções escolares de Mato Grosso do Sul. Logo após, formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

No Bate-Bola, ele fala sobre os projetos da Funcespp para 2009, sobre as parcerias com empresas privadas e de que maneira a entidade que dirige pode ajudar para alavancar o esporte em Ponta Porã.

Esporte Ágil - Quando começou seu interesse pelos esportes?
Nicodemos Filgueiras - Desde criança. Fui atleta de judô e handebol das seleções escolares do estado, cursei a Faculdade de Educação Física na UFMS. Neste ano, estou completando 20 anos de profissão.

Esporte Ágil - Quais são os projetos da Funcespp para os próximos anos?
Nicodemos Filgueiras - A Funcespp tem como meta ampliar seus projetos esportivos e culturais que hoje são 14 projetos que atendem 1.500 crianças e jovens. Foram implantados a partir de 2009 os projetos: Bola e Viola (mensal), Recreação e Lazer nas Escolas (quinzenal), Projeto Xadrez para Todos, Projeto Arremessando para o Futuro parceria com a Confederação Brasileira de Basquetebol, Projeto Mini handebol em parceria com a Confederação Brasileira de Handebol, Projeto da Escola Municipal de Atletismo Professor Teixeira em parceria com Rede de Energia, Projeto de Formação de Pilotos de Bicicross em parceria com a Fundesporte. Será implantado ainda esse ano no segundo semestre o Projeto Caravana do Esporte da Fronteira e o Projeto dos Jogos Abertos Escolares de Ponta Porã.

Esporte Ágil - Qual a verba anual da Funcespp? Diminuiu em relação ao ano passado?
Nicodemos Filgueiras - Em 2009 é de R$ 1.058.000,00 (Hum milhão e cinqüenta e oito mil reais), contando ainda com os dois fundos de investimento do esporte e da cultura no valor de R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais) cada. Nossa verba vem anualmente acompanhando o crescimento da fundação, nos dando condições satisfatórias para melhorarmos nossos atendimentos.

Esporte Ágil - A entidade tem dado que ênfase ao esporte escolar? E ao esporte de alto-rendimento?
Nicodemos Filgueiras - Trabalhamos com desporto escolar na promoção e participação dos jogos escolares municipais, estaduais e anualmente temos equipes e atletas de modalidades individuais participando das olimpíadas escolares nacionais. Com relação ao desporto de rendimento, existem os projetos de iniciação esportiva do município, que fomentam o rendimento, onde já obtivemos resultados expressivos para Ponta Porã como campeões estaduais, atletas em seleções estaduais de modalidades coletivas e individuais e atletas campeões brasileiros regionais e atletas que através de seus resultados foram agraciados com o Bolsa-Atleta federal.

Esporte Ágil - Como é a estrutura física da cidade? Ela é suficiente?
Nicodemos Filgueiras - É boa e está sendo melhorada. Hoje contamos com três ginásios municipais em boas condições de uso. O estádio municipal está recebendo novas arquibancadas cobertas e de concreto e será construído um grande parque esportivo voltado também ao lazer da comunidade. Em regiões populosas da cidade, temos os cinco centros de esporte e lazer comunitário que oferecem condições de realização de eventos, como o projeto Bola e Viola e oportunizam a população acesso ao lazer e as atividades físicas.

Esporte Ágil - Existe muita ajuda de empresas, no quesito patrocínio, no esporte local?
Nicodemos Filgueiras - Não, como em todas as partes do Brasil, o item patrocínio, não é conseguido com facilidade. Não são todos os empresários que investem no desporto amador. Existem em Ponta Porã algumas empresas que ajudam alguns atletas a participar de eventos fora do município.

Esporte Ágil - Quais são as modalidades que se destacam na cidade?
Nicodemos Filgueiras
- Nas modalidades individuais temos o judô, que é o atual campeão regional do estado, temos o atletismo e o basquetebol em franco crescimento, o taekwondo e o jiu-jitsu também se destacam. Nos esportes coletivos, no âmbito escolar, temos o voleibol feminino que sempre representa o estado em eventos nacionais.

Esporte Ágil - O que pode melhorar no esporte pontaporanense? De que maneira a Funcespp entraria nesse processo?
Nicodemos Filgueiras
- Em minha opinião, o que poderia ser melhorado e já vem sendo melhorado através do trabalho realizado é a participação da sociedade em geral nas ações esportivas. Necessitamos ainda conscientizar a população da importância do esporte como fator educacional e de qualidade de vida, importante instrumento para a formação do cidadão, ferramenta que afasta o jovem do caminho tortuoso das drogas. A Funcespp, através do seu macro projeto esportivo denominado da Da Rua para o Esporte, oportuniza e possibilita as crianças e jovens atendidas essa mudança de atitude, apresentado o caminho do esporte.

Esporte Ágil - Como é a rivalidade esportiva entre Brasil e Paraguai na fronteira?
Nicodemos Filgueiras - É a mais sadia possível. Existe uma rivalidade que vem de longa data principalmente no futebol, fica bem explicito em momentos esportivos internacionais como Copa America e Copa do Mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS