Bate-Bola | Da redação | 12/04/2006 14h11

Bate-bola: Luiz Sebastião Gonçalves Magalhães

Compartilhe:
O professor Luiz Magalhães foi destaque como atleta e técnico de basquete no Estado de MS O professor Luiz Magalhães foi destaque como atleta e técnico de basquete no Estado de MS (Foto: Alexsander Kanashiro)

Luiz Magalhães

O corumbaense Luiz Sebastião Gonçalves Magalhães, radicado em Campo Grande há 18 anos, assumiu no mês de março a coordenadoria de Esportes da  UCDB, uma das maiores e mais respeitadas instituições do Estado. Aos 45 anos, o ex-atleta de basquete é técnico e professor da instituição.  Ele assume agora este importante cargo, com a incumbência de manter o nome da instituição em seu lugar de destaque entre as mais fortes de  MS. Em entrevista concedida ao Esporte Ágil, Luiz falou sobre os projetos da instituição para este ano e sobre sua visão do esporte  sul-mato-grossense.

Esporte Ágil: Quais os planos da setor de esportes da UCDB para este ano?
Luiz Sebastião Gonçalves Magalhães: O planejamento é elaborado com antecedência. No primeiro semestre teremos as Copas de futsal e de futebol  suiço, que são para alunos da universidade, além da X Copa UCDB de Basquete, de nível estadual e da Copa de Voleibol, também estadual. Além  disso participaremos dos Jogos Universitários Estaduais e os Jogos Abertos Brasileiros, com equipes no Handebol (masculino), voleibol  (feminino) e basquete (masculino e feminino). Já para o segundo semestre, teremos os Jogos Intercursos, para os acadêmicos da instituição,  mas nossas equipes buscam classificação para participar também dos Jogos Universitários Brasileiros e dos Jogos Abertos de MS, em Jardim,  onde nossas equipes precisarão buscar classificação prévia nos Jogos Abertos Campo-grandenses.

EA: O que aconteceu exatamente em relação às bolsas para os acadêmicos que são atletas da instituição?
Luiz:
Houve uma diminuição em porcentagem das bolsas oferecidas, mas não houve cortes. Negociamos junto à reitoria para que não houvesse  corte nem de atletas nem de equipes, assim houve um redução dento da realidade econômica do país. Existem atletas que ainda recebem uma bolsa  de 50 ou 55% de desconto nas mensalidades. Por não termos perdido atletas, temos todas as condições de continuarmos exibindo os bons  resultados, pois temos os mesmos técnicos de alto nível e nossos atletas continuam conosco. Minha PROPOSTA para um futuro próximo é buscarmos  parcerias para desenvolvimento do esporte, buscado melhorar ainda mais nossa infra-estrutura.

EA: Como você enxerga o esporte universitário de MS?
Luiz: O esporte universitário precisa ser amplo e estar sempre na próxima univesidade. Ele sempre existiu, existe e existirá. Mas precisa  melhorar algumas coisas, como por exemplo, o norteador de ações do esporte universitário deve ser a confederação, através da federação de  desporto universitário, que por algum motivo enfrenta dificuldades administrativas, talvez por falta de recursos ou outros motivos.
Dentro da Universidade, os DCEs (Diretório Central Estudantil) tem que participar mais, pois quem faz o esporte universitário são os estudantes. No contexto geral, eu vejo que há 15 ou 20 anos atrás, havia grande participação de todos, com eventos de nível estadual, com  participação de diretórios de várias cidades. Hoje, existe uma proposta nacional, com os Jogos Universitários Brasileiros que conta com muito  apoio, inclusive de uma emissora, mas ainda há impasses que devem ser superados.

EA: E o esporte de MS como um todo?
Luiz:
A realidade do esporte de MS é que temos um desporto educacional e que pode melhorar muito ainda. Ele precisa ser feito pelas e nas  universidades. O esporte educacional dá o suporte para o esporte de alto rendimento. E quando falamos de alto rendimento, falamos de  profissionalismo e isso envolve muitos aspectos, como por exemplo, espaço físico adequado e estrutura organizacional. Alguns setores dizem  que tem o esporte de alto rendimento, mas eu volto a repetir que, em MS, temos apenas o desporto educacional.

EA: O que você acha das políticas/leis existentes para o esporte?
Luiz: Existe uma lei estadual e uma municipal. O que precisa ser melhorado é a distribuição desses valores. Vejo que ainda possa existir uma  "política" dentro dessa distribuição de recursos. Isso precisa ser discutido pela sociedade e seria interessante a realização de um fórum,  para discutir em níveis estadual e municipal, com todos os envolvidos com o esporte do estado. Eu não vivo esse contexto, por isso não afirmo  com toda propriedade, mas seria interessante a realização de um fórum. A lei é boa, mas pode ser melhorada.

EA: O que você acha da cobertura da imprensa esportiva do Estado?
Luiz:
Existem segmentos que são sérios e outros que não podemos dizer o mesmo. É preciso que cada um seja profissional dentro de sua área,  essa é minha opinião.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS