Bate-Bola | Osvaldo Sato/Da redação | 29/11/2007 15h42

Bate-bola: Leomar Soares

Compartilhe:
O professor Leomar abriu sua Escolinha neste ano e busca expandi-la em 2008 com sede própria. O professor Leomar abriu sua Escolinha neste ano e busca expandi-la em 2008 com sede própria. (Foto: Esporte Ágil/Osvaldo Sato)

Leomar Soares

O professor Leomar Soares encerrou com sucesso neste mês de novembro, a realização da primeira Liga Vôlei Kids, competição de voleibol feminino na categoria pré-mirim que reuniu oito equipes da Capital. Ex-atleta, ele começou como treinador no bairro das Moreninhas, onde manteve um projeto esportivo-social na década de 90. Formado em educação física na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, ele agora busca expandir a Escolinha do Leomar e projetar a segunda edição da Liga Vôlei Kids. Em entrevista ao Esporte Ágil, ele falou sobre os objetivos da Liga, seu envolvimento com o vôlei, os benefícios do esporte na formação da criança e seus planos para 2008.

Esporte Ágil - Quais foram os objetivos desta primeira edição da Liga Vôlei Kids?
Leomar Soares -
Acredito que nossos objetivos nesta primeira edição foram alcançados. O objetivo principal é o fomento ao voleibol nas categorias de base, então escolhemos uma categoria, por sentir a necessidade de um campeonato mais adequado para a base. Acreditamos nos benefícios do esporte na melhoria da qualidade de vida, além de auxiliar na questão pedagógica, mas nos últimos campeonatos da Federação, pode-se observar o predomínio das equipes do Interior sobre as da Capital, e este foi um dos fatores que nos levaram a criar este campeonato, que oportuniza melhor o desenvolvimento das atletas e equipes. A Liga Vôlei Kids teve regras adaptadas para a categoria pré-mirim. Nesta primeira edição tivemos algumas falhas, mas que serviram como aprendizado. O saldo de tudo certamente é positivo.

Nota da redação: A equipe campeã da primeira Liga Vôlei Kids foi a Escolinha do Pezão, com a Auxiliadora na segunda posição, Dom Bosco em terceiro e Avant Garde em quarto.

Esporte Ágil - A segunda edição já começou a ser preparada?
Leomar Soares -
Se você tem um sonho sozinho, ele é apenas um sonho, mas quando sonha com outras pessoas, torna-se realidade. Este não é o campeonato do Leomar, apenas foi minha a iniciativa, mas ele não teria acontecido não fosse a participação, engajamento, colaboração de outros professores. Não quero ser alguém que apenas teoriza, mas quero ser alguém que faz, na prática. Para 2008, pretendemos manter as oito equipes no feminino e realizar a disputa masculina. Com este molde de turno e returno, priorizamos a qualidade competição e podemos avaliar a evolução técnica das atletas e equipes. Realizaremos também um curso para formar o quadro de arbitragem da Liga Vôlei Kids, além de ainda estar em busca de apoios e patrocínios para a competição.

Esporte Ágil - Falando em apoio, quais foram os apoiadores desta primeira edição?
Leomar Soares -
Tive um apoio principal do Colégio Avant Garde, através de seu diretor, o professor Shuki. A Anita Calçados também tem sido parceira do projeto. Para o ano que vem, queremos buscar mais apoio, mostrando a iniciativa privada que é interessante apoiar esta competição, pois ela tem objetivos definidos, é abrangente e tem tido retorno dentro de seus objetivos.

Esporte Ágil - Como começou seu envolvimento com o voleibol?
Leomar Soares -
Fui atleta de 87 a 92. Comecei na Funlec Raul Sans de Matos com o professor Admir Arantes. No Ensino Médio, montamos um time combinado da escola Master e do Joaquim Murtinho, quando montamos um time forte e disputamos finais importantes na cidade. Minha carreira como técnico começou em 94, quando ainda fazia faculdade de Economia, mas tive a oportunidade de substituir um amigo professor em uma escola no bairro Moreninhas. Neste um mês de convívio com aquelas crianças e sua situação, vi que podia fazer algo em prol daquela comunidade e decidi iniciar um projeto de treinamento de voleibol para crianças naquela escola. Busquei então apoio para adquirir o material necessário e começamos o projeto social, que se expandiu depois para outras duas escolas, onde também comecei a dar aulas. Aos poucos, estava envolvido e percebi que minha área era o esporte, deixei a faculdade de Economia e me graduei em Educação Física na UFMS. Dar oportunidade para aquelas crianças praticarem um esporte era bom para elas, ocupava o tempo ocioso, ajudava na formação delas. Elas achavam o máximo quando disputavam competições, oportunidades que elas nunca haviam tido e algumas equipes chegaram a se destacar em Jogos Escolares. Em 1999 fui contratado pelo Colégio ABC, já graduado em educação física, onde conquistei do tive muitos títulos e conquistas. Em 2005 vim para o Avant Garde, e hoje estou também no Sealp, dois locais onde também mantemos a Escolinha do Leomar.
Minha história no voleibol começou por enxergar a necessidade de fazer algo pelo desenvolvimento do bairro das Moreninhas, pelo futuro das crianças. Este é meu foco, o lado social do esporte, pois comecei quando pude contribuir para a formação de cidadãos. Tenho grande orgulho quando encontro ex-atletas, formados, trabalhando, pais de família, sinto-me honrado em ter uma parcela de contribuição para isso.

Esporte Ágil - Como o voleibol pode contribuir na formação de um cidadão?
Leomar Soares -
A criança precisa de parâmetros que o esporte pode dar, através do conhecimento e cumprimento das regras, da socialização, respeito ao próximo e outros fatores. Sempre digo aos meus alunos que o adversário é apenas adversário e não um inimigo. No voleibol, o atleta aprende a respeitar este adversário, o árbitro, treinadores e torcedores. Na socialização, as garotas fizeram amizades dentro desta competição, não se cumprimentam apenas por formalidade. Além destes aspectos, é claro, existem os benefícios motores, no auxílio à coordenação motora e tantos outros benefícios.

Esporte Ágil - Como está a Escolinha do Leomar?
Leomar Soares -
A Escolinha do Leomar é um projeto onde atendo crianças da rede pública de ensino, de forma gratuita, além de alunos da rede particular que "pagam"  pelo treinamento.Temos dois pólos, no Avant Garde e no Sealp. Chegamos a atender 40 crianças de forma gratuita, com o apoio do professor Shuki, sem fins lucrativos. Fazemos pela paixão ao esporte, ao voleibol. Para o ano que vem, a Escolinha terá um ginásio próprio, arrendado, na Rua Pernambuco, onde vou buscar expandir as ações da Escolinha, as sempre com um viés social, atendendo alunos de escolas públicas. Durante meus anos como treinador, revelei ou treinaram comigo vários jogadores que estão atuando em São Paulo ou compuseram seleções, isso me orgulha também. Em 2008, pretendo investir mais na minha Escolinha, porém sem deixar de lado o trabalho social.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS